Unipampa compra equipamento que torna a análise de vinhos mais rápida e barata

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) deu mais um passo pioneiro em relação ao curso de Enologia, localizado no Campus Dom Pedrito. Como parte do investimento de R$ 570 mil em equipamentos para o Complexo Enológico do Pampa, a instituição adquiriu um exemplar do Winescan SO2. A máquina permite analisar cerca de 20 diferentes parâmetros físico-químicos de uma amostra de vinho, em aproximadamente um minuto e meio. O mesmo trabalho seguindo o método tradicional pode levar mais de dois dias.

O equipamento já está no Campus Dom Pedrito e deve entrar em funcionamento no fim deste mês. O professor Marcos Gabbardo, do curso de Enologia, explica que o Winescan SO2 proporciona rapidez na análise, economia de reagentes químicos e favorece a tomada de decisão dos enólogos em relação a diversos aspectos do vinho.

Entre os indicadores que poderão ser medidos com o novo equipamento, a presença de dióxido de enxofre (ou SO2, que consta do nome do equipamento) é um dos mais importantes. O composto tem papéis importantes na conservação do vinho e na composição do aroma (chamado de “nariz” no meio enológico) e do sabor da bebida. Gerado normalmente e em baixa quantidade no processo de fermentação, o dióxido de enxofre por vezes também é adicionado artificialmente, em forma sólida, líquida ou gasosa, nas empresas de grande porte.

A expectativa é de que atividades de ensino e pesquisas sejam aperfeiçoadas com o uso do Winescan. Sete disciplinas (Vinificações, Práticas enológicas 1, Práticas enológicas 2, Química e Bioquímica Enológica, Microbiologia Enológica, Maturação e Envase e Vinificações Especiais) devem ser beneficiadas diretamente. O pequeno tempo de resposta também deve favorecer pesquisas científicas. Com isso, os alunos do curso de Enologia terão oportunidade de conhecer e trabalhar com tecnologia de ponta, qualificando sua formação.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.