Aprovado o curso de Direito da Unipampa

Serão 50 vagas disponíveis em 2014

MEC aprovou o curso de Direito da Unipampa/Livramento com nota 4

O MEC aprovou o curso de Direito proposto pela Universidade Federal do Pampa, Campus Livramento. O curso é um Bacharelado, e forma o aluno para ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, com as habilidades básicas para que exerça a advocacia. Tem também uma carga horária específica em Direito Internacional e em práticas internacionais. “A pessoa que optar pelo curso não será um advogado multinacional, como muitas pessoas pensam. A ideia é que algumas dificuldades em relação a problemas de direito alfandegário ou de fronteira sejam resolvidas com mais facilidade, pois o profissional vai ter essa formação complementar”, destacou Hector Cury Soares, professor da Unipampa e um dos idealizadores do projeto.

O curso de Direito será em turno integral, manhã e tarde, e em virtude disso o professor frisou a necessidade de disponibilidade nos horários. “É de extrema importância que se entenda que o curso não será de Bacharelado em Direito Internacional, mas sim um Bacharelado em Direito, dentro de tudo que prevê as resoluções do MEC, e dentro do que prevê a OAB, em termos de carga horária mínima, direcionada e distribuída, dentro do semestre, ao Direito Internacional”, esclareceu.

De acordo com Cury, a criação de um curso de graduação em Direto é um processo lento. Primeiramente, o projeto tem que ser aprovado em todas as instâncias internas, já que quando um campus se propõe a oferecer qualquer curso de graduação, a entidade já tem que estar apta a receber os alunos, antes mesmo da aprovação pelo MEC, no que diz respeito a professores, infraestrutura, acervo bibliográfico, enfim, toda a estrutura de planejamento. “A avaliação que a Unipampa recebeu do Ministério da Educação foi ótima. Em uma escala de 1 a 5, o curso ter recebido nota 4 é algo excepcional, sendo que o relatório apresentado pelos avaliadores do MEC é muito positivo, e essa nota 4 pode, facilmente, se tornar um 5”, declarou.

O curso de Direito da Unipampa é considerado inédito na sua estruturação curricular. “O Direito da Unipampa será um curso um pouco diferente dos cursos tradicionais”, salientou o professor. 

Como se deu o início do projeto 

Hector Cury Soares, professor da Unipampa

Em um primeiro momento, ele foi discutido entre uma comissão, chamada “Comissão de Criação de Novos Cursos/Campus Livramento”, quando foi feita uma avaliação das graduações. Partiu-se da premissa de que na Unipampa existem 63 cursos, distribuídos em 10 cidades, e cada campi apresenta um potencial. Por exemplo, em Alegrete, existem cursos de engenharia, em Uruguaina, a área da saúde, em Livramento são as sociais aplicadas, e assim, cada campus trabalha em uma área de atuação. Desde 2009, a Unipampa tem um plano de desenvolvimento institucional, que prevê cinco cursos por campi. Então, como em Livramento havia apenas quatro, faltava definir o 5º curso. A partir do momento em que o Direito foi escolhido pelos professores e alunos, em 2011, começaram as reuniões para definir o plano pedagógico do curso. Após ser aprovado pelo Conselho local de ensino, por unanimidade de votos, o projeto foi para o Conselho do Campus, onde foi debatido e aprovado. Passou, então, pelo 3º passo, que é a Cordeg, Coordenadoria de Desenvolvimentode Ensino em Graduação da Unipampa, onde foi revisado tudo que já foi feito e, após, definidas as adequações. O próximo passo foi o Consuni, onde foi então, criado o curso de Direito. Após, o projeto passou por outros órgãos até chegar ao MEC e ser aprovado com nota 4. “Foram mais de dois anos de tramitações”, completou Cury.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.