Tapumes cercam a Praça, que agora ficará isolada

Equipes trabalham no entorno preparando o asfalto, enquanto os arquitetos chegam para iniciar a coleta de informações

Recuperação total e possível. Essa é a meta a ser cumprida daqui para a frente no longo processo de devolver a Praça Flores da Cunha, conhecida como a Praça dos Cachorros, para a comunidade da Fronteira.

Depois da desocupação dos camelôs e a retomada da praça pela municipalidade, o fim de semana foi reservado para o processo de asfaltamento de parte da avenida João Pessoa no local onde serão instalados provisoriamente os trabalhadores, em barracas de lona cedidas pela Prefeitura Municipal. Enquanto os trabalhadores correm contra o tempo para colocar os tapumes no entorno da praça, alguns metros acima continua a demolição das estruturas que haviam sido colocadas na Praça Argentina e descaracterizaram o local.

Restauração 

O processo de restauração da Praça dos Cachorros deverá ser lento e carregado de detalhes. Essa foi a informação repassada pelo arquiteto urbanista Valter L. de Andrade, um dos integrantes da Associação Ateliê Um, que chegou na manhã de sexta-feira em Sant’Ana do Livramento, acompanhado do fotógrafo Bolivar Andrade Lauda, para fazer os primeiros levantamentos e coleta de material a ser catalogado no local.

De acordo com ele, uma ampla pesquisa histórica será feita no local e que contará também com auxílio de historiadores locais e demais membros da comunidade. “Os tapumes que estão sendo colocados no entorno da praça deverão receber obras de arte que serão confeccionadas pelas pessoas que irão trabalhar no processo de restauração, e também terão participação de pessoas da comunidade. Fazemos questão desta participação porque entendemos que a proximidade com as pessoas é fundamental para todo o processo que aqui será desenvolvido. Será um trabalho longo, de ampla pesquisa e que deverá envolver parcelas de Arqueologia. Com isso, acredito que a restauração, dependendo da quantidade de informações que formos agregando, deverá levar entre dois e três anos”, destacou ele.

Asfalto

O trabalho de asfaltamento do trecho compreendido entre o Largo Hugolino Andrade e a rua Rivadávia Corrêa deverá ficar apto a receber as estruturas que irão abrigar os trabalhadores, ainda neste domingo. Durante participação no programa Conversa de Fim de Tarde, na última sexta-feira, o Prefeito Wainer Machado disse que está sendo preparado um ato para amanhã (segunda- -feira) com a presença de autoridades dos diversos órgãos que estão atuando no processo de recuperação da praça, para marcar o momento.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. olegna

    Só pode ser piada,desenformação, brincadeira ou erro de digitação. Enquanto o novo estádio do Grêmio Portoalegrense vai levar menos de dois anos para ser construido, a reforma da praça dos cachorros levará de dois a três anos? Só pode ser “intriga da oposição”. A julgar pelo que foi afirmado na matéria jornalistica, a reforma e devolução da praça ao povo fronteirço será mais demorada que a pesquisa científica da decodificação do GENOMA HUMANO.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.