Sem recursos, prefeito vai abrir chamada para manifestação de interesse no restauro da praça

Lado brasileiro: não há recursos para realizar a restauração da praça Flores da Cunha

O restauro da praça General José Antônio Flores da Cunha – a conhecida praça dos Cachorros – não tem data prevista para ocorrer.

Várias pessoas da comunidade vêm questionando a respeito de prazos, porém, ficou claro que diante da situação atual da praça, não há qualquer possibilidade de fixar tempo para que ela seja devolvida restaurada para a coletividade de Livramento.

Depende, fundamentalmente, de dinheiro. E uma quantia ainda não especificada, dada a ausência de avaliação técnica com expertise para fazer um levantamento preciso que indique com quanto seria possível fazer com que o espaço público voltasse aos tempos de outrora.

Procurado pela reportagem ontem, o prefeito municipal de Livramento disse que, hoje, o Executivo terá uma audiência sobre o assunto em âmbito judiciário. Questionado sobre a sequência dos acontecimentos, a partir de agora – pós colocação dos tapumes ao redor da praça -, Wainer Machado foi enfático ao responder que está sendo transparente e pontual na realidade dos fatos.

“Não temos dinheiro para investir. Não há previsão de receita orçada para esse fim”. A manifestação é do prefeito Wainer Machado, feita ontem, no fim da tarde.

O primeiro mandatário municipal deixou bem claro que dispõe de interesse e de vontade em ver a praça restaurada, mas não de recursos.

“Temos uma reunião amanhã (hoje, 6 de março) no judiciário. Gostaríamos de ter alguma notícia, mas não temos. Vou dizer claramente que não temos recursos para qualquer ação e vamos procurar conversar com o grupo de trabalho que está formado em torno desse assunto para buscarmos alternativas” – ressalta. O prefeito afirma que essas opções de possibilidades devem ser construídas de forma coletiva.

O primeiro raciocínio que o mandatário faz, diz respeito a abrir para quem tenha interesse em promover o restauro, mas com algumas condições, também pontuais, a fim de garantir que o resultado seja positivo e breve.

“Os custos são altos e, por isso, vamos abrir a chamada para que sejam feitas manifestações de interesse por parte daqueles que assim entenderem ser possível a realização de investimentos” – confirma Wainer Machado.

Segundo ele, um outro elemento precisa ser levado em consideração. Trata-se da mão de obra especializada, que será necessária para a realização do processo de restauração das figuras da praça, de todos os conjuntos de elementos, os quais vão desde frisos até figuras.

Lado uruguaio: passeio da avenida 33 Orientales está em construção, com obra avançada

Wainer Machado disse, ontem, esperar que nesta terça- -feira seja possível antever uma solução para a praça General José Antônio Flores da Cunha que esteja a contento do que a comunidade quer.

“Quem manifestar interesse terá que cumprir alguns requisitos básicos, quais sejam, apresentar o projeto efetivo, levando em conta as peculiaridades, indicar quais os custos totais e fixos, bem como ajudar na captação dos recursos para concretização do trabalho. Do contrário, não adiantaria nada, pois é fundamental que aquele que se habilite tenha condições efetivas de cumprir com o que está projetado” – sintetiza.

O primeiro mandatário alerta que a municipalidade quer o comprometimento do empreendedor para que não exista entrave de qualquer ordem.

Do lado uruguaio, com investimentos específicos, seguem as obras do passeio público que está sendo levado a efeito pela gestão do intendente Marne Osório e colaboradores, com a primeira fase já no fim.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


3 Comentários

  1. doldan

    Por que será que não foi incluido no orçamento para este ano o recurso para a restauração da praça? Já a um bom tempo ano passado o prefeito ja sabia que teria que restaurar a praça, bem antes da desocupação, a qual ja era “planejada” com antecedência!

  2. Jacqueline

    quem sabe os proprios camelos ajudam a reestaurar a praça pois foram eles mesmo que destruiram tudo ,ou por outro lado procurar mesmo dentro da prefeitura alguma pasta que esteja sobrando dinheiro ,pode ser os que arrecadam do sinal de tv que muitas vezes ficamos dias sem sinal ou aqueles valores que sumiram dessa taxa que é cobrada no iptu e que nao lembro de terem esclarecidos talvez ja de para iniciar a arrumação da nossa praça.

  3. lu16

    esse processo de restauraçao e muito caro e burocratico, a praça nao e patrimonio historico, entao retira aquelas figuras e tudo que ali se pretenda restaurar, e construam uma praça bonita e simples bem iluminada .Se Rivera pode porque Livramento nao!!

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.