Bancas provisórias começam a ser montadas na Praça

Segunda-feira foi de muito trabalho para camelôs e servidores da Prefeitura Municipal que começaram a montar e organizar o novo espaço provisório

 

As barracas de lona que serão usadas pelos camelôs deverão ser entregues aos trabalhadores para ocupação, a partir desta terça-feira

Definitivamente, um novo espaço. Assim pode ser definida a etapa que começou a ser concluída no início da manhã de ontem, no local que pretende abrigar, provisoriamente, os camelôs que há pouco mais de uma semana deixaram a Praça dos Cachorros e a Praça Argentina na divisa entre o Brasil e o Uruguai, em Sant’Ana do Livramento. Com a etapa do asfaltamento concluída e o início da colocação dos tapumes no entorno da Praça dos Cachorros, local que permanecerá a partir de agora isolado, à espera dos serviços de restauração, com o término da montagem das barracas na noite de ontem, os camelôs poderão reiniciar as suas atividades já nesta terça-feira, segundo informou o prefeito Wainer Machado. Em um clima de intensa curiosidade e cautela, para que nada dê errado, comerciantes, camelôs, autoridades e comunidade aguardam pela reabertura do local que concentra o comércio popular e que já virou marca registrada em inúmeras cidades brasileiras.

Estruturas 

Fixadas no solo e dispostas próximas umas das outras em uma posição que facilitará tanto a circulação de pessoas, quanto a comercialização dos produtos populares, as novas bancas têm um tempo de validade considerado pequeno, medida que, segundo a Juíza Carmen da Fontoura, serve também para fazer com que as autoridades providenciem um local definitivo para a instalação dos trabalhadores antes que o material se deteriore.

A segunda-feira foi marcada pelo trabalho intenso no local que irá abrigar os camelôs provisoriamente

Curiosidade

 

Enquanto os servidores da Prefeitura Municipal trabalhavam para fixar as barracas no local, uma grande quantidade de curiosos passavam pelo local sem perder a chance de dar uma espiadinha e comentar o novo momento que passarão a viver os camelôs santanenses. Para o secretário de Desenvolvimento, Sérgio Aragon, o planejamento de dois anos cercado de muitas reuniões e decisões, começa a culminar. “Às pessoas que estão acompanhando todo esse trabalho, ainda não podemos dizer que a praça voltou a ser praça, já que falta uma etapa importante, que é a restauração e revitalização daquele espaço, porém, o passo que estamos dando a partir de agora é considerado significativo para a cidade que queremos ter”, afirmou ele.

As novas barracas deverão abrigar 78 trabalhadores que foram cadastrados dentro do processo de readequação do novo espaço e desocupação da Praça dos Cachorros. Questionado sobre os trabalhadores que ficaram de fora desta nova etapa, cerca de dez, Aragon disse não ter ainda informações sobre mudança no procedimento que possa adaptar àqueles que não estão incluídos.

 

 

Estruturas irão abrigar os 78 trabalhadores cadastrados

Investimento no local gira em torno dos R$ 26.000,00, de acordo com informações repassadas pelo secretário de Desenvolvimento, Sergio Aragon

Atento a toda movimentação no local, o prefeito de Sant’Ana do Livramento, Wainer Machado, fez questão de conversar com os trabalhadores e dirimir, pessoalmente, eventuais dúvidas da comunidade sobre o novo processo. “Uma parte do trabalho começa a ser cumprido. As bancas que irão acolher os trabalhadores fazem parte dessa longa etapa. Começam os trabalhos, e agora começa a montagem desse espaço. Nos dá satisfação em saber que acolhemos os trâmites de forma legal. Quero salientar que mesmo sendo ponto facultativo, os servidores vieram aqui para fazer a sua parte e trabalhar. Minha esperança é que tudo fique pronto ainda hoje (ontem), e todos ficarão satisfeitos. Vamos nos reunir aqui com todas as autoridades que participaram do processo nesta quarta-feira (15), para entregar oficialmente aos trabalhadores o seu espaço, para que estes possam reiniciar as suas atividades aqui de forma provisória”, afirmou Wainer Machado.

Para o prefeito de Sant’Ana do Livramento, a ação de remoção dos camelôs da praça pode ser considerada como uma das ações mais importantes da sua gestão.

“Todo esse processo tem um fator sentimental, emotivo, e isso é muito importante. Mas mais significativo ainda será quando conseguirmos restaurar toda a praça. Os profissionais que aqui estiveram me passaram que dentro de quarenta dias já poderão entregar um esboço do projeto de restauração. A partir daí, poderemos ter uma ideia e buscar parceiros dispostos a investir na recuperação, que certamente será mais rápida do que licitar. São ações importantes que marcam o nosso governo e me deixam muito feliz”, frisou Wainer Machado.

Para “Sabiá”, um dos mais antigos camelôs da cidade, o novo local vai ajudar

Esperança que se renova com uma nova etapa

 

Para Carlos Bruno, conhecido como Sabiá, um dos camelôs mais antigos do local, a mudança, mesmo que provisória, será benéfica para todos. “Agora temos um local organizado, arejado e isso certamente vai se refletir em melhores negócios para todos os trabalhadores. Agora vamos entrar em uma nova era, esperando que tudo melhore”, afirmou.


Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.