Ausência de lideranças marca quinta edição do evento

O esforço da Força Sindical\RS, para trazer alternativas de desenvolvimento para a região, não encontrou eco na comunidade

Luís Eduaro Novaes, professor da Ufpel, Renato Trindade Côrrea, presidente do Sindicato da Saúde de Uruguaiana, Luiz Zank, diretor da Eletrosul e da Eólica Cerro Chato e Maurício Carvalho, técnico da Eletrosul.

Durante os dias 7 e 8 de novembro, a Força Sindical do Rio Grande do Sul, presidida por Clàudio Janta trouxe a Sant’Ana do Livramento importantes lideranças políticas, governamentais e entidades ligadas ao setor produtivo e educacional, para participar da V Conferência Internacional do Bioma Pampa, coordenada pelo presidente da Força Verde, Lélio falcão. Aqui estiveram, o presidente do Congresso Nacional, deputado Marco Maia, autor do projeto que cria os free shops em onze municípios brasileiros (entre os quais, este município) os deputados estaduais Mano Changes, presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais e Chicão Gorski, presidente da Comissão da Agricultura. Também, Ricardo Franzoi, técnico do Dieese-RS, Dennis Patrocínio, representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), professor Dr. Érico Côrrea (Ufpel), Gabriel Bruno, professor do IFSul na unidade de Bagé, Maurício Pinto da Silva, do Núcleo de Estudos Fronteiriços da UfPel, Luís Eduardo Novaes, professor da Ufpel e fundador da COOTRAMAR, Luiz Zank, diretor da Eletrosul e da Eólica Cerro Chato, Maurício Carvalho, técnico da Eletrosul, professora Maria de Fátima Bento Ribeiro, diretora da Unipampa Unidade Jaguarão, secretário de Cultural de Bagé, Sapiram Brito, presidente do Instituto Girassol, Marcelo Furtado, Carmem Regina Silveira Nogueira, professora da Ufpel, diretores da Força Sindical RS, entre outras participações ilustres.

No evento, temas como: “Emprego e Renda no Bioma Pampa e Free shops nas cidades de Fronteira do Brasil (PL 6316)”, “PEC 424/09 que institui o Bioma Pampa patrimônio cultural e ambiental da humanidade”, “Produção Mineral e Energética no Bioma Pampa” e “Faixa de Fronteira”, foram amplamente debatidos. Lamentavelmente, poucas foram as lideranças de Sant’Ana do Livramento e da região que marcaram presença no plenário João Goulart, da Câmara Municipal de Vereadores, durante os dois dias da V Conferência Internacional do Bioma Pampa.

O evento encerrou com a formatação da Carta de Sant’Ana, pelo coordenador Lélio Falcão, contendo todas as reivindicações da região, e que, a exemplo das quatro primeiras edições, será encaminhada aos setores competentes do Congresso Federal, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ao Parlamento do MERCOSUL e governos Federal e Estadual.

Em 2012, a sexta edição do evento ocorrerá em Livramento ou Jaguarão, conforme solicitação de participantes.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.