Vinícola Salton amplia investimentos em vinhedos

Vinícola instalada no município realizou a implantação de novas áreas de videiras visando ampliar a produção

Mudas italianas, em um total de 392.500, além das mais de 70.000 que já haviam sido plantadas. Avanço em 90 hectares. Essa é a realidade atual da unidade em Sant’Ana do Livramento, da Vinícola Salton.

“São vinhedos próprios ultrapassando a marca de um total de 120 ha implantados em apenas 15 meses em que estamos em Sant’Ana do Livramento, além da fomentação na implantação de vinhedos novos na região junto a produtores de Sant’Ana e Bagé” – refere Sinval Fernandes, responsável pela unidade local.

Além da paisagem diferenciada, qualidade do conjunto solo-água-clima-produto garantirá vinhos especiais

Só em Livramento, foi efetivada a distribuição de mais de 110.000 mudas a parceiros e mais 50.000 em Bagé.

A Salton recebeu autorização do Ministério da Agricultura para a compra de mudas da variedade Chardonnay, importadas de dois fornecedores da Itália.

Os frutos virão daqui a quatro anos dos parreirais que já começaram a ser cultivados em Sant’Ana do Livramento, onde a vinícola comprou 700 hectares. Além da uva Chardonnay, as videiras na Fronteira Oeste gaúcha deverão produzir também, como prioridade, as variedades Pinot Noir e Tannat.

A linha de produção local ampliará em 80% a capacidade da empresa, pois o equipamento será capaz de engarrafar 12 mil garrafas de vinho/hora e 9 mil garrafas de espumante/hora.

A intenção é deixar uma linha de produção exclusiva para vinhos e outra para espumantes, mas com a possibilidade de utilização de ambas, de acordo com a demanda de mercado.

A construção de duas novas caves subterrâneas também está em estudo.

Nessa primeira etapa, o foco é em variedades de uvas para elaboração de espumantes, sendo 100% Pinot Noir e Chardonay, ou seja as uvas mais valorizadas no mercado.

Videiras em fase de crescimento: os tratos necessários para futuras safras de qualidade

Em 2012, serão iniciadas as construções da cantina, bem como a implantação de mais 150 ha, o que possibilitará concluir a implantação dos vinhedos até 2014, ocupando toda área da fazenda própria para o cultivo de videiras, com vinhedos tecnicamente modernos, com o mais alto índice de produtividade e qualidade do Brasil, atendendo aos mais requintados gostos em vinhos. Pois, desde a implantação dos vinhedos, foi possível observar as tendências e os padrões de consumo do cliente Salton, tanto o público jovem, como aquele consumidor mais tradicinal.

Já a vindoura cantina da Salton em Livramento terá como objetivo, a vinificação de toda a produção dos Vinhedos Salton, em Sant’Ana, bem como dos parceiros produtores da empresa espalhados por toda a Região da Campanha. “Estimamos em 6 anos estar vinificando em nossa futura cantina, um total de 10.000.000 quilos de uvas” – refere Fernandes.

O projeto da empresa está ancorado em tecnologia e fatores climáticos como clima e solo. Porém, a empresa sempre faz questão de ressaltar o alto nível de comprometimento encontrado nas pessoas de Livramento, conforme Sinval Fernandes, “fator primordial na formação de colaboradores comprometidos com a empresa, sem os quais não poderíamos atingir nossos resultados”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.