Abuso e Exploração Sexual são temas de encontro binacional

Tem início, nesta quarta-feira, o 4º Encontro Binacional contra Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente. O evento acontece no Clube Cruzeiro do Sul. Sob o tema Prevenção, o encontro começa às 18h, com inscrições e acolhida dos participantes. Às 19h30, a solenidade de abertura terá apresentações artísticas de Livramento e Rivera.

A primeira palestra ocorre na sequência: a consultora na Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Coordenadora do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do RS e Coordenadora do Movimento pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Criança e Adolescente/RS, Mariza Alberton, expõe um levantamento da situação no Brasil e o impacto das grandes obras e eventos nesse cenário. Depois, foi a vez de Dardo Rodriguez, integrante do diretório do Inau – haverá mediação da vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Carla Carrets.

Na quinta-feira, o encontro inicia às 8h30, com a palestra “Violência Sexual – abuso e exploração” da pedagoga e membro da Rede ECPAT Brasil, com sede no Rio de Janeiro, Tiana Sento Sé. Em seguida, ocorre debate com mediação da psicóloga do Creas, Eden Sara Bjoski. Das 10h às 12h, será promovida mesa redonda, com foco no Projeto Rede Regional de luta contra o Tráfico de Crianças e Adolescentes para fins de Exploração Sexual na região do Mercosul (Pair Mercosul), com relato das atividades realizadas na Fronteira da Paz. Participam o presidente do Comdica, Sergio Alves Levy, o coordenador do Projeto Fronteira Inau, Ps. Sergio Pereira e a mediadora, a psicóloga do Creas, Mary Rosélia Barcelos.

À tarde, das 14h às 15h30, haverá mesa redonda sobre “A prevenção na família e na escola”, com Andréa Tuana, de Montevidéu; e “O protagonismo infantojuvenil e a prevenção”, com Ricardo Queiroga, de Porto Alegre, e mediação de Marta Piñeiro. Ao fim, serão desenvolvidos trabalhos em grupo. Na sexta-feira, a plenária, com apresentações de propostas e apresentações artísticas será pela manhã. Às 11h, está marcado encerramento, entrega de certificados e confraternização.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.