Nutricionista santanense tem trabalho selecionado para congresso internacional

Para a elaboração do trabalho foram realizados trabalhos junto ao CRAS/Armour

“Política de Saúde na Fronteira entre Brasil e Uruguai: Um Estudo Comparativo”, este é o tema que será abordado pela nutricionista Rejane Marques da Silva Chaves, especialista em Nutrição Humana e Saúde Pública da Secretaria de Assistência e Inclusão Social – CRAS/Armour no III Congresso Anual de La REPS – Departamento de Trabajo Social Universidad Pública de Navarra – Pamplona – Espanha.

Este projeto foi gestado durante o curso de Especialização em Saúde Pública Binacional, realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública – ESP/RS, Unisinos, Universidade de La Republica Del Uruguai / UDELAR e Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento. O projeto também se associa a outro projeto maior, intitulado Análise da política de saúde e assistência social sob a ótica da intersetorialidade ao usuário do CRAS/Armour no município de Sant’Ana do Livramento/RS, tendo como autora a nutricionista Rejane Marques da Silva Chaves.

O objetivo geral do projeto foi de conhecer e analisar a construção da intersetorialidade entre a Política de Saúde e a Política Nacional de Assistência Social no atendimento aos usuários do Centro de Referência da Assistência Social/CRAS/ARMOUR na cidade de Livramento – RS a fim de contribuir com subsídios para potencializar ações que possam consolidar o SUS.

O estudo apresenta a produção que une análise do material pesquisado através da pesquisa documental sobre a realidade das políticas de saúde e assistência social, tanto no Brasil, como no Uruguai, e análise do material colhido através da pesquisa de campo realizada no Brasil, em que os sujeitos foram os trabalhadores de ambas as políticas e as famílias atendidas. Não se realizou coleta de dados no Uruguai, devido à impossibilidade de cumprir os prazos estipulados pelo curso. Essa produção tem a possibilidade de subsidiar ações em ambas as políticas, na medida em que escutou a voz dos atores diretamente ligados a elas e socializa seus achados. Fizeram parte do estudo os profissionais que atuam no território abrangido pelo CRAS/Armour perfazendo um total de 16 entrevistados, destacando-se os gestores, assistentes sociais, enfermeiro, psicólogo e responsável (mãe, pai ou avó) de famílias atendidas no CRAS/Armour. As entrevistas com profissionais e gestores ocorreram no local de trabalho dos partícipes nos meses de novembro e dezembro, sendo gravadas após obtenção do livre consentimento destes e, posteriormente, transcritas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.