Vereadores e “ediles” da fronteira Brasil-Uruguai se reúnem em Livramento

Atuação do Legislativo em apoio a projetos para desenvolver a região de divisa estará em pauta

Vereador Gilbert Gisler – Xepa será o anfitrião no encontro que se desenvolve durante dois dias na Câmara de Vereadores

Vereadores de Sant’Ana do Livramento, Bagé, Rosário do Sul, Quaraí, Uruguaiana, Itaqui e Dom Pedrito, entre os que confirmaram presença até a última sexta-feira, e “ediles” das Juntas Departamentais e Juntas de Vecinos de Rivera e outras cidades da região norte do Uruguai discutirão a partir desta segunda-feira, na Câmara de Vereadores de Livramento, o papel do Poder Legislativo no apoio às ações e projetos visando o desenvolvimento das comunidades de fronteira do Brasil e do Uruguai. O 1° Encontro de Vereadores e Ediles das Cidades de Fronteira do Brasil e do Uruguai é uma iniciativa do Poder Legislativo de Sant’Ana do Livramento em conjunto com a União dos Vereadores do Rio Grande do Sul-Uvergs, e acontecerá hoje e amanhã na fronteira, paralelamente à realização de encontro de prefeitos e intendentes que acontece no mesmo período em Rivera.

O encontro foi proposto pelo presidente da Câmara de Vereadores de Livramento, Gilbert Gisler – XEPA, durante audiência na qual acompanhou o intendente de Rivera, Marne Osório, e os vereadores Aquiles Pires, Germano Camacho e Maria Helena Duarte, em Porto Alegre, quando foram convidadas para o encontro de prefeitos e intendentes diversos integrantes do Governo do Estado. “Entendo como muito oportuna a realização também de um entro que possibilite aos legisladores das cidades de fronteira do Brasil e do Uruguai discutirem os problemas e projetos comuns às duas comunidades, a fim de que se discuta formas de atuação dos vereadores e ediles em favor da integração e do desenvolvimento harmônico dos dois lados da fronteira”, justifica Gilbert Gisler.

O encontro contará ainda com as presenças já confirmadas, entre outros, do deputado federal Afonso Hamm, do PP, e dos deputados estaduais Frederico Antunes, do mesmo partido, e Ciro Simoni, do PDT. Na oportunidade, vereadores e “ediles” deverão debater e definir propostas de políticas públicas conjuntas para o desenvolvimento dos municípios de fronteira do Brasil e Uruguai. Os pontos discutidos deverão integrar a “Carta de Livramento”, documento que deverá ser entregue por Gilbert Gisler e pelo presidente da Uvergs, vereador Silomar Garcia, ao intendente Marne Osorio, que preside a Associação de Prefeitos e Intendentes da Fronteira Brasil-Uruguai.

PROGRAMAÇÃO
28 de abril de 2014 – segunda-feira
Das 9 às 12 horas – Credenciamento.
14 horas – Abertura Oficial com pronunciamento dos Presidentes das Câmaras de Vereadores convidadas do Brasil e Uruguai.
29 de abril de 2014 – terça-feira
9 horas – Apresentação e defesa das moções com as demandas de interesse de Fronteira.
14 horas – Apresentação do Documento “CARTA DE LIVRAMENTO”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.