Ações Integradas volta com força total

Projeto que foi premiado a nível Estadual no Simpósio de Polícia Cidadã 2010, tem em 2014 seu 5º ano de execução

Teve início, recentemente, o 5º ano do Projeto Ações Integradas, desenvolvido através da Brigada Militar em Sant’Ana do Livramento, que tem por finalidade desenvolver atividades preventivas junto às escolas da rede pública e privada, através de oficinas informativas, e como suporte institucional os órgãos pertencentes à área de segurança, bem como ações voltadas à capacitação de jovens e ao desenvolvimento de uma cidadania plena.

Os objetivos são integrar a comunidade através de ações de polícia ostensiva, comunitárias e sociais, que visem maior integração, dando visibilidade às ações da Brigada Militar junto à comunidade, além de constituir uma referência às pessoas, integrar a comunidade no aprofundamento das questões relacionadas à segurança, sociabilidade, educação e a prevenção, permitindo uma troca de informações, facilitando as ações de polícia ostensiva, através de palestras e atividades sócio-educativas.

O Projeto foi premiado a nível Estadual no Simpósio de Polícia Cidadã 2010, tendo em 2014 seu 5º ano de execução. Desde o ano de 2011 é desenvolvido nas cidades de São Gabriel, Alegrete e Rosário do Sul, cidades estas pertencentes à área do 2º RPMon.

Suas metas são fortificar a relação com a comunidade escolar e os apoiadores institucionais e atingir cerca de 3.000 alunos em 05 edições no decorrer deste ano.

Conforme o soldado Luis Eduardo Couto Pereira, “todas as ações são planejadas, gerenciadas e executadas através da Patrulha Escolar em parceria com as gestões das escolas e Instituições participantes”.

Entrevista com o soldado Luis, integrante da Patrulha Escolar, sobre o projeto em Livramento

A Plateia: Quais foram as principais mudanças do projeto para este ano?

Soldado Luis: Para este 5º ano do projeto Ações Integradas, a Brigada Militar busca a manutenção da consolidação das ações preventivas e informativas junto às escolas tendo-as como bases comunitárias. Neste ano, mantém-se o formato planejada desde 2010, com salas temáticas, onde os alunos deslocam-se a cada 45 minutos frente a temas previamente informados às gestões escolares. 

A Plateia: Quais os temas mais abordados nos encontros escolares?

Soldado Luis: Lei Maria da Penha, criminalidade na adolescência, o IFSul e a comunidade, tradicionalismo, Rede de proteção à mulher, prevenção ao uso de drogas, os cuidados junto à rede elétrica, prevenção de incêndio e 1º socorros, Estatuto da Criança e do Adolescente, relação o cão e a sociedade, Educação no trânsito, a Unipampa e a sociedade, segurança escolar, bullying, prevenção ao meio ambiente, saúde bucal, a formação profissional do adolescente, relação pais e filhos, gravidez na adolescência. 

A Plateia: Após sua implantação na cidade quais foram as principais evoluções do projeto até o momento?

Soldado Luis: A principal evolução está na relação entre as instituições e a informação dos temas citados, tendo a comunidade escolar como objeto de estudo. A realização do projeto representa a atenção das instituições envolvidas com o local previamente escolhido.

A Palteia: Quais os resultados colhidos juntos aos educandários?

Soldado Luis: Entre os vários resultados estão a aproximação com áreas antes desconhecidas, bem como a construção de uma rede para auxiliar a escola em suas atividades diárias, quer educacionais, quer de suporte. 

A Plateia: Que metas o projeto almeja para o futuro, em Livramento?

Soldado Luis: O Projeto foi premiado a nível Estadual no Simpósio de Polícia Cidadã 2010, tendo em 2014 seu 5º ano de execução. Desde o ano de 2011 é desenvolvido nas cidades de São Gabriel, Alegrete e Rosário do Sul, cidades estas pertencentes à área do 2º RPMon.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.