Pelotão Mirim: Projeto Águia

Em 8 anos, mais de 200 crianças e adolescentes já participaram da iniciativa

A trilha realizada pelo pelotão, no início do mês passado

O Projeto Águia, criado há oito anos pelo sargento aposentado da Brigada Militar, Jurandir Navarro Flores, desenvolve um trabalho em prol da educação, disciplina e combate às drogas.

Um dos alunos da turma de 2006, realizando um exercício prático de primeiros socorros, com o apoio dos Bombeiros

Com sede provisória na ABAMF – Associação Beneficente Antônio Mendes Filho – Junto ao prédio do clube Cabos e Soldados da Brigada Militar, o projeto, através de seu pelotão mirim, voltado para crianças e adolescentes de 5 a 15 anos, ensinam disciplinas fundamentais para a formação de um cidadão.

Jurandir desenvolve as oficinas de Ordem Unida e Educação no Trânsito, que mostra de forma prática e teórica como ir e voltar da escola e de locais de convívio comum com segurança e respeitando os direitos e deveres do pedestre. A capitã Karla Incerti, instrui os jovens na disciplina de direitos humanos, que são aqueles assegurados a todos, não importa quem sejam nem onde vivam. O projeto também tem o apoio do Corpo de Bombeiros, que periodicamente realiza as instruções de primeiros socorros e do conselho tutelar, que também desenvolve algumas atividades com o pelotão mirim.

Hoje, sessenta jovens estão matriculados nesta iniciativa. Para participar, é necessário ter entre cinco e quinze anos e estar frequentando uma escola pública, seja ela estadual ou municipal.

Segundo Jurandir, idealizador do projeto, o principal objetivo do pelotão é a formação de pessoas de bem. “Nós ensinamos disciplina, há momentos de diversão, há momentos de estudo, há momentos práticos. Eles gostam de todos, quando algum deles vai mal na escola, eu o chamo para conversar, tirar notas boas é uma exigência”, concluiu Jurandir.

Uma das primeiras turmas do pelotão mirim, reunida em frente ao 2º Regimento de Polícia Montada

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.