Xepa oferece instalações da Câmara para reunião binacional

Presidente do Poder Legislativo conversou com representantes do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai sobre encontro que ocorrerá no fim do mês

Presidente da Câmara conversou com Jorge Bonilla sobre o encontro previsto para o fim do mês

O presidente da Câmara Municipal, vereador Gilbert Gisler – Xepa disponibilizou o Plenário João Goulart e demais dependências da Casa Legislativa para acolher, no fim do mês, a reunião do grupo de trabalho da área da saúde da Reunião de Alto Nível-RAN, que integra representantes dos governos brasileiro e uruguaio na discussão e encaminhamento de políticas públicas comuns aos dois povos, especialmente relacionadas com a integração nas regiões fronteiriças. Em contatos com o subdiretor adjunto da Direção de Assuntos Limítrofes e das Representações Nacionais ante Comissões Mistas Binacionais, Daniel Julio Botta Luquín, e com Jorge Bonilla, da Direção de Assuntos Fronteiriços, o Presidente da Câmara recebeu a confirmação da realização do encontro na Fronteira. “Ainda está sendo concluída a logística do encontro. A princípio, o pensamento da Direção de Assuntos Limítrofes, que coordena a reunião, é realizá-la em Rivera, conforme me foi explicado, mas entendemos que a relevância desse encontro, com a importância que os temas tratados têm para as nossas duas comunidades fronteiriças, nos obriga a apoiar e disponibilizar os recursos que tivermos para contribuir para que tudo saia a contento. Deixei claro isso às autoridades, para que saibam que temos grande interesse nessa pauta e que o Poder Legislativo de Sant’Ana do Livramento está aberto a contribuir sempre na discussão de avanços nas relações formais entre os povos brasileiro e uruguaio, e especialmente buscando melhorar as condições de infraestrutura comum nas cidades de fronteira”, explicou Xepa. O encontro, marcado para o fim do mês na Fronteira, foi definido na Reunião de Alto Nível Brasil-Uruguai, realizada em novembro do ano passado, em Montevidéu. Entre outros pontos, o Grupo de Trabalho da área da saúde, que conta com a participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Livramento e Rivera, começou a analisar a proposta formal de criação de um hospital regional binacional, que disponibilize atendimentos de alta complexidade a pacientes das duas cidades e também de outros municípios da fronteira oeste gaúcha e norte do Uruguai. A agenda completa deverá ser concluída nos próximos dias, segundo informaram os representantes do Ministério das Relações Exteriores.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.