Grupo de Alto Nível define encontro sobre saúde binacional em Livramento

Representantes da Fronteira pressionam inclusão da proposta de Hospital Binacional na pauta das reuniões e conseguem apoio do governador Tarso Genro

Dagberto Reis, Glauber Lima e Horácio Dávila com o governador Tarso Genro: apoio

Durante a IX Reunião de Alto NÍvel-RAN da Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento de Comunidades Fronteiriças Brasil-Uruguai, o prefeito Glauber Lima; o presidente da Câmara de Vereadores, Dagberto Reis; e o intendente de Rivera, Marne Osorio, destacaram três demandas prioritárias. “Queremos, neste espaço, avançar principalmente em três questões. Nos interessa muito um atendimento mútuo e complementar na área da saúde e isso passa pela qualificação dos serviços existentes nas duas cidades, mas também queremos avançar em uma conversa visando à implantação de um Hospital Binacional”, afirmou o prefeito Glauber.

O Prefeito encaminhou ao GT da Saúde, na IX RAN, o documento firmado em 9 de setembro passado pela Prefeitura de Sant’Ana do Livramento e pela Intendência de Rivera, que estabeleceu o “Marco de Governança Local Binacional”. Esse convênio foi estabelecido com base no “processo de cooperação iniciado pelos órgãos executivos das cidades irmãs” e tem como objetivo o compartilhamento de interesses comuns, em prol da melhoria da qualidade de vida de todos os moradores e, nesse propósito, um marco de cooperação assegure a formulação de políticas públicas, seu financiamento e execução.

Como parte do documento, o melhoramento das ações de integração e cooperação mútua na área da saúde ganhou destaque especial no Grupo de Trabalho-GT da área da Saúde. Os representantes santanenses pediram a inclusão da proposta de criação do Hospital Binacional, ideia que inicialmente encontrou resistências dentro do grupo, em razão da necessidade de maiores discussões a respeito. O presidente da Câmara, Dagberto Reis, e o prefeito Glauber Lima trancaram pé na defesa da proposta e acabaram conseguindo a anuência dos demais membros. Com isso, a proposta de Livramento e Rivera ficou incluída no texto final da ata da IX Reunião de Alto Nível. O grupo já definiu que a próxima reunião, para avançar mais nos temas em debate, será realizada em Sant’Ana do Livramento-Rivera, na segunda quinzena de março de 2014

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.