Banquetes da Roseana

Não a Intolerância- Kenny Braga

Os grandes humanistas,entre eles o insuperável Erasmo de Roterdam, sempre disseram que a intolerância religiosa,política,racial ou ideológica é uma das maiores pragas da humanidade.Nada justifica que um ser humano odeie o outro porque não é da mesma nacionalidade, raça ou religião.No caso das religiões monoteístas,esbanjam ensinamentos preciosos que podem ser úteis para os homens de todos os cantos da terra.E no caso da cor da pele nada justifica que um branco do Brasil,da Alemanha ou dos Estados Unidos odeie um negro e queira diminuí-lo porque o considera inferior.Quem atribuiu ao branco tal superioridade? Quem decretou que um branco é mais talentoso ou competente que um negro? Os grandes intolerantes da humanidade, como Adolf Hitler,que incrivelmente ainda tem prosélitos em guetos marcados por ódio e fanatismo, estão há muito tempo em baixo da terra,sem ter deixado nenhuma herança positiva para seus semelhantes.Hitler e outros menos votados, cujos nomes cheiram mal , me impedindo de citá-los,hoje não teriam mais espaço para agir com tanta ousadia.Mas, por incrível que pareça ainda tem muitos seguidores para semearem,em momentos e países diversos,a escória da intolerância, do racismo, do fanatismo.Foram eles, esses patifes,esses ratos travestidos de seres humanos, que xingaram Tinga no Peru,imitando as posturas do macaco todas as vezes que o jogador do Cruzeiro tocava na bola.Como é que pode? Quero externar hoje minha solidariedade ao amigo Tinga, com quem gosto muito de conversar sempre que nos encontramos.Os negros do Brasil e do mundo inteiro devem se orgulhar de ter como irmão um ser humano da qualidade moral e profissional do Tinga.Quem daria um só elogio, por mais insignificante que fosse,aos racistas intolerantes que vaiaram Tinga há poucos dias no Peru?

Mas que nenhum peruano se sinta ofendido pelo fato de que estou comentando a agressão moral sofrida pelo gaúcho Tinga.Aconteceu no Peru,mas poderia ter acontecido no Rio Grande do Sul. Poderia não, já aconteceu.Tinga foi vitima do mais sórdido racismo na cidade de Caxias do Sul,em jogo de Internacional e Juventude.Nem por isso vou dizer que a torcida do Juventude é racista.A esmagadora maioria dos torcedores do Juventude e do Caxias abomina o racismo e a intolerância.E Caxias do Sul é uma comunidade que, pelo exemplar trabalho dos seus filhos, orgulha o Rio Grande do Sul.Mas certamente este sério problema poderia ser evitado se a maioria sensata desse sempre uma resposta imediata aos racistas, fanáticos e intolerantes.Racismo é crime inafiançável . Não pode prosperar em meio as pessoas do bem. Sonho com o dia em que os racistas e intolerantes não ousem abrir a boca para dizer asneiras, com medo de que as pessoas decentes ajam à altura da provocação rasteira que eles fazem.Este ponto de vista também vale para as manifestações de rua.Quem achar que a democracia lhe concede a liberdade para destruir o patrimônio público ou privado,para agredir policiais,para desrespeitar a lei, deve sofrer,em primeiríssimo lugar, a reação da maioria,que não age dessa maneira.A maioria não pode se omitir,silenciar,porque geralmente omissão e silencio significam cumplicidade.Não, mil vezes não ao comportamento criminoso dos racistas, dos fanáticos, dos intolerantes.Se um dia Cristo voltar a terra estará ao nosso lado para combatê-los.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.