ANVISA proíbe novas drogas e suplementos

Agência divulga lista de produtos e substâncias com comercialização proibida

Suplementos alimentares, confira lista da ANVISA.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou ontem, dia 18 de fevereiro, a proibição do consumo e comercialização de vinte e uma drogas no país, muitas delas já proibidas em outros países. A decisão ainda será publicada no Diário Oficial da União.

Tiago Lautenschlager, Coordenador da Vigilância Sanitária

A atualização da nova lista está na Portaria 344/98, onde foram incluídas a Tapentadol e a Teriflunomida. Segundo o órgão nenhuma das novas substâncias são medicamentos, e foram criadas para driblar as anteriormente já proibidas.

O Coordenador da Vigilância Sanitária em Livramento, Tiago Lautenschlager, comentou que as novas regulamentações ainda serão publicadas, mas entende que com isto será necessário uma readequação do comércio local. Tiago fala que visitas e fiscalizações serão, com o tempo, agendadas, e a equipe trabalhará nesse sentido.

Tiago recomenda ainda que empresários do ramo de academias se informem sobre as novas normas com o fim de evitar futuras inadequações.

Na mesma semana, segunda-feira dia 17, a ANVISA também proibiu a comercialização de quatro alimentos para atletas com fórmulas não autorizadas no Brasil: Isofast- MHP, Alert 8-hour-MHP, Carnivor e Probolic –SR-MHP. Todos eles são distribuídos pela Nutrition Import Comercio Atacadista de Suplementos.

Regis Marques Pereira, 18 anos, morador do Km 5

O Carnivor, da MuscleMeds, foi proibido por apresentar vitamina B12 e B6 em teores acima do recomendado para a ingestão diária, além da Glutamina (alfa-cetoglutarato) e a Ornitina (alfa-cetoglutarato e alfa-cetoisocaproato), que são substâncias sem comprovação de segurança para uso em alimentos.

Segundo a agência nacional, a fiscalização da venda destes produtos será feita pelas Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais.

“Faço academia regularmente há seis meses e não uso suplementos alimentares, apenas cuido da minha alimentação. Como bastante frutas e verduras, além disso, tomo apenas energéticos, como o TNT.”

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.