Fruta da estação é cultivada em pequenas propriedades no município

Agricultores e apaixonados pelas parreiras cogitam a possibilidade de aumentar a produção devido à procura e ao aumento nas vendas

Uvas cultivadas por Paulo

A produção de uvas tem aumentado em Sant’Ana do Livramento nos últimos anos. Assim, diversos agricultores (grandes e pequenos) têm investido na área. Embora, com poucos recursos na cidade, os pequenos investidores apostam na lucratividade com a produção da fruta que se torna mais atraente ao consumo no verão.

Segundo o coordenador municipal de agricultura familiar, Nelson Francisco Muller, o apoio oferecido aos produtores pela Secretaria de Agricultura, é o maquinário. “Para este ano, temos o projeto de aumentar o maquinário, pois no ano passado, a situação foi precária e em Livramento, a agricultura familiar está crescendo muito. Chegará à cidade por intermédio do MST, para os assentados, um projeto, onde terá 15 hectares, sendo meio hectare para cada família. No que pudermos ajudar os demais, estaremos auxiliando, como por exemplo, no transporte. Em seguida teremos o seminário para o pessoal que planta uva e apesar de não termos como auxiliar financeiramente, podemos ajudar com o maquinário ou com o troca-troca”, afirmou ele.

Paulo Leal, produtor de uva

O cinegrafista e pequeno produtor Paulo Leal, relatou sua experiência na produção da fruta: “Em um hectare de minha propriedade, planto as uvas de mesa (Niágara rosada e branca). Já possuo a plantação há 4 anos e comecei a colher as frutas em 2010, quando brotaram os primeiros cachos. A venda delas é sempre uma renda a mais e futuramente, pretendo cultivar mais uvas de mesa, pois o município tem despertado o mercado para esta área. Colho em média, de 2.000 Kg a 2.500 Kg e no início tive apoio da Secretaria de Agricultura, mas atualmente, trabalho com minha esposa Miriam Lopes, e contrato alguém para me auxiliar quando preciso. Prefiro sempre a qualidade e não a quantidade, sendo que a maior dificuldade pela qual passamos é quando a fruta na parreira está pronta e não tínhamos com quem negociar. Agora, já conseguimos comercializar no mercado local. Porém, para mim, deveria ter mais assistência, pois muitas vezes o empréstimo de uma máquina pode ser demorado pois são poucas para o número de pessoas que precisam ser atendidas”, observou ele.

 

Sidney Charopen, cultiva a fruta desde 2000

O pequeno produtor, Sidney Charopen, contou como realiza sua produção e comercialização de uva: “Comecei em 2000, quando eu era da associação de fruticultores e fui fazer cursos na Serra. Aqui em Livramento, só tinha a Almadén e a Santa Colina. A partir daí me interessei, pois vinham recursos através do Banco para o pequeno produtor. Desde 2007, as vendas foram boas. Trabalho com três hectares de uvas de vinho (Tannat) e uvas de mesa (Isabel, Kio). Nunca tivemos o apoio de nenhuma instituição pública, e futuramente, pretendo plantar uva para suco, pois a fruta dá lucro. Sempre comercializei a uva de mesa, no mercado local, e a de vinho vendo há 3 anos para a vinícola Salton. A colheita varia de 6 a 8 toneladas”, destacou o produtor.

 

Uvas produzidas por Sidney

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.