Livramento receberá R$ 850 mil para a cadeia produtiva da uva

Mainardi, titular da Agricultura do RS, e Fernandes, secretário municipal

O governo do Estado anunciou 850 mil para a Cadeia Produtiva da Uva em Sant’Ana do Livramento. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, ao prefeito Glauber Lima e ao secretário municipal de Agricultura Carlinhos Fernandes.

Segundo o titular da Agricultura local, a vitivinicultura é o processo ou desenvolvimento que envolve o cultivo da uva e/ou a fabricação de vinho ou suco, atividade que consiste na exploração econômica desse processo. No caso de Livramento, o Governo do Estado afirma que irá beneficiar 30 famílias de pequenos produtores rurais oriundos dos Assentamentos da Reforma Agrária.

O prefeito Glauber Lima comemorou mais este investimento do governo Tarso Genro para Livramento, para uma cadeia produtiva que cresce e se afirma como uma das grandes potencialidades da região.

“O recurso será através do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura – Fundovitis, vinculado à Secretaria da Agricultura, tem por finalidade custear e financiar as ações, projetos e programas da Política de Desenvolvimento da Vitivinicultura Estadual” – disse Fernandes.

O secretário estadual Luiz Fernando Mainardi, da Agricultura-RS, ressaltou que Livramento, além de já produzir 15% das uvas finas do Rio Grande do Sul, vai agora investir também em uva orgânica de mesa e para produção de suco na pequena propriedade.

Fernandes manifestou a alegria de o governo do Estado, através do secretário Mainardi, destinar para Livramento quase um milhão de reais, que fortalecerá a Agricultura Familiar, a diversificação da matriz produtiva e incrementará cada vez mais o trabalho e a renda dos nossos pequenos produtores assentados da Reforma Agrária, que já se d estacam na produção leiteira e que também produzirão com muita qualidade uvas de mesa e para suco.

“O projeto, este ano considerado um piloto, já em 2014 será incrementado, através da busca de mais recursos junto ao governo federal”, afirmou o assessor da Secretaria de Agricultura, Hoffmann, coordenador da Câmara Setorial de Vitivinicultura da Secretaria da Agricultura.

“A ideia é que sirva de estímulo aos demais pequenos produtores para ampliar a produção”- afirmou o secretário municipal.

Está sendo estudado pela SMAPA e pelo governo do Estado a forma como serão selecionadas as famílias para serem beneficiadas, critérios técnicos, estudos do solo e possivelmente através de uma chamada pública.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.