Livramento avança no plantio de oliveiras

Comitiva italiana esteve na cidade para acompanhar início do plantio de mais 270 mudas de olivais

Os participantes do evento realizando o plantio simbólico de uma muda de oliveira

Na manhã de quarta-feira, 14, o prefeito Glauber Gularte Lima acompanhou uma comitiva composta por lideranças da região e representações italianas, que esteve na Chácara Paraíso, para a formalização da entrega de 270 mudas de oliveiras ao produtor Jayme de Oliveira Alvarez, que foi contemplado através dos Programas Olivais do Pampa e Brasil Próximo, do governo federal.

Agrônomo Roberto Braz e o Prefeito Municipal

Na ocasião, Alvarez recebeu as mudas e também o início da orientação técnica da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, que se estende até a colheita. “A área do produtor foi contemplada por atender todos os critérios contidos no edital, como solo, declividade, topografia, fertilidade” – destacou o engenheiro agrônomo da SMAPA, Roberto Braz. Jayme Alvarez já havia sido contemplado ano passado, através do mesmo programa, quando iniciou o cultivo de 1 hectare de 6 espécies de olivais, tanto de olivas de mesa quanto para azeite. “Agora, ao poder plantar seu segundo hectare, o produtor irá cultivar mais 03 espécies diferentes e contará com toda a nossa assistência técnica”, lembrou Roberto.

O prefeito Glauber Lima destacou a importância da diversificação dos cultivos de produção primária. “Sempre foi um sonho nosso e dialogar com outra perspectiva de desenvolvimento sustentável, que a própria cultura tradicional já assegura no Pampa, cujos cultivos ilustram nossas perspectivas de futuro e é uma aposta para as gerações futuras” – salientou o Prefeito.

As representantes italianas ressaltaram que o projeto é muito bem sucedido. “Ao visitar o território, estamos vendo o resultado do que realmente consiste o Programa Olivais do Pampa”, destacou Rita Dedola.

Glauber Lima cumprimentando a Italiana Rita Dedola

Na oportunidade, além do Prefeito, estiveram presentes o vereador Itacir Soares, representando o Poder Legislativo; Roberto Braz, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura; Emerson Menezes, Secretário de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Bagé e Coordenador do Programa Brasil Próximo na Região; Taylor Garcia, Assistente Técnico Regional em Fruticultura da Emater; além das representantes da missão italiana, Rita Dedola, coordenadora do Programa Brasil Próximo e Daniela Farineli, professora da Universidade de Perugia,na Itália; bem como representantes da Cooperativa de Produtores de Leite, Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros e de produtores locais.

À tarde, a comitiva esteve presente na Olivo Pampa, de propriedade de Fernando Rotondo, onde complementou as atividades do dia.

 

Oliveira carregada de frutos

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.