Receita Federal define meta para fim das filas

Agência promete 10 máquinas de auto-atendimento para fim de março. Com novo sistema, viajantes poderão declarar do próprio hotel

Saguão lotado tem prazo. Mudanças previstas para 31 de março

Desde janeiro, Livramento vem assistindo a um cenário bem tumultuado no setor de atendimento da Receita Federal. Quem frequenta ou passa pela rua ao lado do prédio, vez por outra, observa filas de pessoas aguardando atendimento.

Nesta última quarta-feira, o cenário foi assim: saguão lotado, pessoas se apertando, espaço pequeno e uma longa fila que saia das dependências da agência. A grande maioria estava em busca de fazer a declaração da e-DVB – Declaração de Bens de Viajantes e pagar o imposto devido sobre suas compras no exterior (nossa vizinha Rivera). Acontece que, aguardar por este atendimento, tem sido uma verdadeira luta.

Auditor Adilson valente em demonstração de como será o auto-atendimento

Em entrevista para A Plateia, o Auditor responsável, Adilson Valente, comentou que já existe um projeto em andamento, que visa desafogar este serviço de atendimento ao público voltado para as declarações de bens. Quem reclamava de 30mim, 50min e até 2h de espera por atendimento verá mudanças a partir de 31 de março.

Adilson Valente reconhece que a agência possui, no momento, um quadro de servidores abaixo do ideal, isso se dá em razão das várias aposentadorias realizadas em 2012 e 2013 e pela não efetivação de novos servidores em concurso público.

Ele enfatiza que, no momento, existe edital aberto para concurso público pela ESAF, com vagas específicas para Livramento, porém é necessário que os aprovados de fato desejem fixar-se na cidade, “outro problema é que alguns servidores, depois de dois ou três anos, pedem remoção”.

No momento, a equipe de atendimento voltada para as Declarações conta com duas pessoas. Em situações críticas, como fim de semana, esse número pode dobrar, com o apoio de pessoal de outras regionais. Em média, são realizados 500 atendimentos por fim de semana. Valente reconhece que o tempo de espera é ruim para o contribuinte – a meta de 15 min. geralmente não é atingida.

Uma dos projetos já em fase de construção é a instalação de 10 terminais de auto-atendimento. Serão 10 máquinas destinadas apenas para o próprio contribuinte fazer sua declaração e imprimir a guia para pagamento. A previsão é de que até 31 de março de 2014 tudo já esteja funcionando, diz Adilson.

Reforma na agência da Receita Federal – mudanças nas instalação de novos terminais

No primeiro momento, além dos terminais, haverá servidores treinados para dar apoio e orientar os contribuintes durante o acesso. “Por tratar-se de um sistema dinâmico, acreditamos que em pouco tempo o usuário se adapte, mesmo aquele com pouca experiência em internet. Além disso, ele poderá acessar o sistema do hotel ou rede de internet. O serviço na agência será apenas para conferência do pagamento”, afirma Valente.

Conforme o auditor, assim que instaladas as máquinas, será possível fazer 10 auto-atendimentos simultâneos, levando em conta a previsão de 15 minutos por pessoa e o horário de funcionamento da agência, poder-se-á terminar o dia com até 720 atendimentos, um grande progresso. O auditor lembra, ainda, que o contribuinte é responsável pela informação, o servidor irá apenas auxiliar em casos de dúvidas sobre preenchimento.

Adilson Valente reconhece, ainda, que o grande fluxo de pessoas se dá em razão do comércio de fronteira e da alta estação. “Quase que em sua maioria, as declarações ocorrem sobre compras de aparelhos de ar condicionado”. Assim, também é possível perceber uma movimentação sazonal, porém, com as novas instalações, o bom e rápido atendimento ocorrerá independente do número de contribuintes.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.