Pagamento do IPTU movimenta Secretaria da Fazenda

Manhã de segunda registra filas e mais de 250 atendimentos de forma direta

Movimentação de pessoas na Secretaria da Fazenda foi intensa na manhã de segunda

Uma verdadeira corrida dos contribuintes, formando filas na Secretaria da Fazenda, desde o início do funcionamento, às 7h30. Era o cenário na manhã chuvosa de ontem. Em uma fila, contribuintes que estavam realizando pagamentos referentes ao ano em curso ou desenvolvendo trâmites pertinentes a guia. Em outra, para atendimento dos guichês, assuntos diversos, como retiradas de carnês, pedidos de informações e confirmações de dados, entre outros detalhes.

A previsão é de que esse movimento de pessoas deva ocorrer até a próxima quarta-feira, segundo o chefe de Arrecadação da pasta, Carlos Alberto Souza. Até dia 15 deste mês, é possível ao contribuinte o pagamento em cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano-IPTU. A quitação poderá ser feita em qualquer das agências da rede bancária autorizadas para esse serviço.

Glauber Lima havia anunciado a decisão, reforçada pelo secretário Paulo Lago, da Fazenda, de prorrogar a data do pagamento para o dia 15 de janeiro, para permitir que os contribuintes pudessem aproveitar o benefício do desconto de 20% do pagamento em cota única. A primeira orientação era de que o contribu inte procurasse a Secretaria da Fazenda para solicitar uma nova guia de arrecadação. Diante da operacionalização do sistema, pela empresa Duetto, isso não é necessário. O próprio carnê do IPTU que o contribuinte recebeu em casa pode ser usado para o pagamento até o dia 15. Glauber Lima exigiu que a empresa colocasse o sistema em funcionamento já na segunda, o que fez com que a noite de domingo fosse de muito trabalho na repartição pública, com um técnico da empresa vindo para Livramento com essa finalidade, no domingo.

O secretário da Fazenda, Paulo Lago, deixa claro que aqueles que desejarem pagar o tributo de forma parcelada também podem usar o carnê e pagar em bancos, casas lotéricas ou nos caixas da Secretaria da Fazenda. 

Números 

Carlos Alberto Souza destaca que somente nos guichês da Fazenda – com os três em funcionamento – ontem, foram mais de 250 pessoas desde as 7h30, número que cresceu até o fim do expediente, às 13h, em mais de 20%. O dobro de pessoas, conforme ele, fez o pagamento em bancos e lotéricas. 

Contribuintes 

O vigilante Rogério Dornelles esteve na secretaria para realizar uma averbação do imóvel onde mora, a fim de realizar o pagamento parcelado do tributo a partir do dia 16. “Moro na Alaídes Ulrich, no bairro Moysés Vianna e o valor está na casa dos R$ 400,00. Tenho 30 dias para averbação e vim realizar o trâmite já me preparando para pagar a parcela dentro do prazo. Nossa esperança é que o valor que pagamos realmente gere mudanças positivas com as novas cabeças no governo” – refere.

O aposentado João Bandeira esteve na Fazenda com a finalidade de realizar o pagamento à vista do tributo pertinente a 2013. “Vale a pena, porque a pessoa tem economia ao pagar o IPTU. Acho que o atendimento está bom, outras vezes a gente esperava mais tempo. Estou aqui há uma hora” – disse, pouco antes das 11h de ontem, enquanto aguardava ser chamado.

O contribuinte Luciano Nicolau optou pelo pagamento do parcelamento. Foi realizar os trâmites pertinentes. “Acho que o atendimento está bom, embora tenha muita gente. Dá para melhorar, mas já agilizou um pouco” – refere, salientando que aguardava para o procedimento no qual verificaria também possibilidades de ficar totalmente em dia.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.