Legislativo retoma sessões ordinárias

Foram escolhidos e empossados presidentes e vices das comissões permanentes

Tatiane Marfetan, Gilbert Xepa Gisler, Jansen Nogueira e Hélio Bênia

O Legislativo santanense reabriu os trabalhos de forma normal, ontem, com a presença de todos os vereadores na sessão de retomada, pós-recesso parlamentar. Na oportunidade, foram escolhidos e empossados os presidentes das comissões permanentes da Câmara de Vereadores, sendo também apresentados os projetos de lei oriundos do Executivo, todos versando sobre a liberação de recursos para as secretarias municipais. Foi votada a urgência e os 17 projetos de lei propostos pelo Executivo, todos autorizações para abrir o orçamento e empregar as receitas de projetos diversos, aprovados por unanimidade.

Antes da sessão legislativa, o vereador Gilbert Xepa Gisler (PDT), presidente da Casa, reuniu todos os vereadores em seu gabinete, para o que qualificou como ajustes. “Reunimos todos os vereadores para que se conversasse a respeito do que deve fazer parte da rotina no trabalho em plenário, assim como os assuntos que são pessoais, os quais, por obviedade, não devem estar entre os temas debatidos no plenário” – disse o legislador, fazendo uma abordagem sobre procedimento e conduta, como sugestão para seus pares.

“Nossa expectativa é ir afinando as questões que porventura surjam, conversando, trocando ideias, com espírito de poder, não como bancadas individualizadas. Ontem, foi a primeira reunião que realizamos no gabinete, para conversarmos, ouvirmos os vereadores sobre suas necessidades, suas sugestões e as questões que vão permear os debates” – disse o presidente da Câmara, que convidou todos os 16 outros colegas para uma conversa às 10h da segunda-feira, a fim de retomar o trabalho legislativo de forma harmônica, com debates em alto nível.

“Teremos uma reunião do gênero a cada segunda-feira, a fim de conversarmos, porque acredito que a troca de informações e ideias fortalece não apenas institucionalmente o poder Legislativo, mas colabora para que a política, mantendo seu dinamismo e a peculiaridade dos debates, tenha um novo enfoque, mais próximo daquilo que a comunidade anseia” – pondera Xepa. 

Comissões

Foram estabelecidas as comissões permanentes, de acordo com o que prevê o Regimento Interno. Após 10 minutos para a escolha dos presidentes e vices, foram registrados os nomes. A Comissão de Saúde tem como presidente Dagberto Reis (PT) e Danúbio Barcellos (PP); a de Ética tem Maria Helena Duarte (PDT) e Danúbio Barcellos (PP) como titular e vice; Carlos Nilo Pintos (PP) e Jason Flores (PMDB) são presidente e vice da Comissão de Infraestrutura; Nilo também preside, tendo Maurício Galo Del Fabro (PSDB) como vice a Comissão de Acessibilidade; Luiz Itacir Soaes (PT) e Hanney Cavalheiro (PMDB) são presidente e vice da Comissão de Finanças; enquanto Aquiles Pires (PT) e Germano Camacho (PTB) são presidente evice da Comissão de Constituição e Justiça.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.