Vinícolas, Santa Casa e Aeroporto regional são temas de conversa entre Wainer e Beto

Encontro foi produtivo, na avaliação do santanense, havendo expectativa de novos movimentos

Wainer conversa com o vice-governador

Durante visita ao vice-governador Beto Grill, nesta semana, o professor Wainer Machado, ex-prefeito de Livramento e presidente do PSB local, abordou temas específicos com o mandatário. O santanense foi a Porto Alegre para acompanhar a reunião sobre a busca de alternativas para manter aqui os engarrafamentos das vinícolas.

O primeiro tema foi o latente no momento: a razão que as vinícolas estão usando para retirarem daqui seus engarrafamentos, alegando a questão de logística. Beto Grill relatou que há uma preocupação do setor em reduzir custos para aumentar a competitividade com os vinhos importados, e para isso estão buscando apoio para conquistar seus objetivos. Há financiamentos especiais e o Fundo Vitis, apoios importantes à cadeia da vitivinicultura, segundo Beto Grill, que se comprometeu a acompanhar os próximos passos deste movimento, quando os proprietários da Almadén-Miolo e Santa Colina – Nova Aliança serão chamados para uma reunião com o Governo do Estado.

Wainer e Grill falaram sobre a situação dos hospitais da região, em especial da Santa Casa de Livramento, haja vista a permanente necessidade de apoio do Estado. “Reiterei ao companheiro Beto que sempre estivesse atento às questões referentes ao hospital da cidade. Houve o comprometimento na atenção e na busca de novos projetos, que possam ampliar a capitação de recursos para a entidade” – disse.

Wainer também pediu que o vice-governador buscasse junto ao departamento aeroportuário do Estado, o estudo de prospecção de uma área para um aeroporto regional, que atenda o entorno de até 200 km, beneficiando moradores e visitantes da região desde Quaraí, Alegrete, São Gabriel, Rosário, Dom Pedrito, Bagé, com sede em Livramento, também Rivera e Artigas, no Uruguai.

Há uma solicitação feita ainda quando Wainer era prefeito de Livramento, com o objetivo de que esse estudo fosse levado ao governo federal, na tentativa de incluí-lo no programa nacional de aeroportos regionais. “Com certeza, um investimento deste porte na região, poderá dar novo incremento à economia regional, em todas as áreas, pois o avião é uma forma de ganhar tempo. Isso, na visão do empresariado, é ganhar dinheiro, o que na realidade interessa desde o turismo, educação, setor público e privado, à saúde e agricultura e também à vitivinicultura” – pondera o presidente do PSB santanense.

Beto respondeu que conhece a realidade da aviação regional. Disse que foi o responsável pela articulação e implantação da redução da alíquota do ICMS do querosene – o que possibilitou novas rotas no interior do Estado, como Santa Maria e Rio Grande, com preços adequados à realidade econômica da região.

“Já conversei com o diretor do Departamento Aeroportuário sobre o tema, e determinei a minha assessoria que busque uma agenda junto ao diretor nacional da Azul – que trata da expansão de novas rotas, com o objetivo de mostrar as potencialidades de Livramento e Região” – respondeu o vice-governador.

Beto Grill disse a Wainer Machado que espera receber o relatório da situação de cada local onde serão instalados aeroportos regionais até meio de fevereiro, o que também depende da liberação de recursos do governo federal. “Mas assim que tiver os resultados, vou chamar as autoridades e interessados de cada local para apresentar as informações” – disse.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.