O pior já passou!

Afirma prefeito em exercício

Glauber e eu assumimos um compromisso pessoal de transformar o DAE. A comunidade vai ver o que será o DAE nos próximos 2, 3 anos, corrigindo falhas históricas de construção dentro do DAE que nos fizeram passar por esse problema. 

A solução para o problema de falta de abastecimento de água na Vila Santa Rita, a cerca de 69 quilômetros do centro de Livramento, deverá ocorrer na manhã deste sábado, 4 de janeiro.

A informação foi confirmada ontem pela manhã, pelo diretor operacional do Departamento de Água e Esgotos (DAE), Janio Chipollino, salientando que o problema naquela localidade se deveu à queima de uma bomba e do quadro de comando do motor do poço, ocasionados em função de uma interrupção no fornecimento de energia elétrica.

“Queimou a bomba e o painel, muitas casas dali também foram afetadas, queimaram freezers, geladeiras, etc, foi um problema grave de energia” – disse Chipollino, que esperava um sinal positivo da concessionária de energia elétrica, segundo informou.

“Tão logo a gente tenha a garantia da AES Sul de que estará normal o fornecimento de energia elétrica, estaremos enviando a equipe para trocar a bomba submersa e reinstalar o painel de comando do motor, que nossa equipe de técnicos reconstruiu” – disse ele.

De acordo com o diretor operacional, há forte possibilidade de que, na manhã deste sábado, já sejam realizados os trabalhos. “Acredito que vamos fazer hoje de manhã, porque acabamos de conseguir uma bomba – é a terceira que queima, inclusive – e reconstruimos o painel que liga o motor da bomba, que também tinha queimado. O pessoal já recompôs o painel, e se houver condições, estaremos montando na primeira hora” – disse Chipollino.

“Quero que antes do meio-dia de sábado o pessoal de lá já esteja com água. É nossa expectativa, mas não podemos colocar uma bomba lá e ela queimar novamente” – concluiu.

“Glauber e eu assumimos um compromisso pessoal de transformar o DAE. A comunidade vai ver o que será o DAE nos próximos 2, 3 anos, corrigindo falhas históricas de construção dentro do DAE que nos fizeram passar por esse problema.” 

A frase, emblemática, foi cunhada ontem pela manhã, pelo vice-prefeito Edu Olivera, no exercício do cargo de prefeito municipal. Com a viagem do titular, Glauber Lima, o segundo em comando da municipalidade, fez questão de ir a público, com a finalidade de tranquilizar a população.

“Nós vamos interligar todos os poços da cidade, para que não venhamos a sofrer de novo”. Essa foi outra das frases que utilizou para definir o plano da administração para a autarquia. Olivera também reiterou a necessidade de colaboração da comunidade, evitando o mau uso da água.

Na prática, segundo Olivera, a viagem do prefeito Glauber Lima a Porto Alegre teve como finalidade assegurar a manutenção dos caminhões-tanque em Livramento, para a continuidade das operações de abastecimento e também para assegurar investimentos na perfuração de novos poços.

“Vamos nos acautelar para que não voltemos a sofrer desse mal, que é a falta de água no Natal. Embora tenhamos assumido o controle da situação, ela ainda é grave, demanda o uso racional da água por todos nós. Conto com a solidariedade dos vizinhos para não gastar água em excesso. Os caminhões continuam fazendo o transbordo da água dos poços onde há reserva maior para os reservatórios” – disse.

“Quero tranqulizar comunidade: o pior já passamos, superamos. Principalmente, porque à frente da prefeitura estava um prefeito com os contatos certos no governo do Estado e as parcerias certas na região, tanto é que com o estado de colapso no abastecimento de água, ele se dirigiu à Corsan e ao prefeito Dudu, em Bagé, e, ao desligar o telefone, o socorro já estava a caminho, porque em questão de horas já tivemos aqui em Livramento os tanques, que são os que estão transbordando a água” – referiu Edu Olivera.

“Nós nunca dissemos que em Livramento estava faltando água, pois não tivemos falta de água, o que tivemos foi a falência de alguns poços que abasteciam os reservatórios principais, tanto é que estamos retirando do poço Prado 2, o maior suporte, com vazão muito boa, pois abastece sua localidade e ainda nos permite retirar caminhões e mais caminhões de água para abastecer os reservatórios de outros locais da cidade” – disse, frisando especificamente esse ponto, o vice no exercício da titularidade de Prefeito.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.