Um mapa do novo turismo em Livramento

Conheça as ideias, planos e novidades do setor para o município

O último fim de semana antes do Natal promete trazer muita gente à Fronteira. Impulsionadas pelas compras natalinas e os preços atrativos dos free shops, todo o ano, milhares de pessoas escolhem Livramento e Rivera como destino turístico. Nesta época, grandes valores são gastos no lado uruguaio, impactando na economia do país, e para o lado brasileiro da Fronteira, restam os benefícios da rede hoteleira.

A partir dessa situação, chegamos ao seguinte questionamento: Como fazer com que o turista conheça mais Livramento? Para Denise Toledo, secretária de Turismo da cidade, essa é uma das principais queixas da população. “Até então, eles faziam suas compras e não tinham atrações, não tinham porque vir para Livramento. Então, preocupados com isso, este mês, nós realizamos um calendário de shows para que as pessoas circulem em nossa cidade. Este evento foi realizado estrategicamente na Praça General Osório, para que o turista saia um pouco do Parque Internacional e conheça mais a cidade. Foram feitos materiais de divulgação para realizar a abordagem aos turistas, convidando-os para conhecer Livramento”. O evento destacado pela Secretária é A Fronteira na Magia do Natal, que acontece até este domingo, 22, e durante toda sua duração apresentou espetáculos de dança, música e desfile de modas.

Novos Espaços Turísticos em Livramento

Estação Cultura

Com o turista conhecendo o centro da cidade, poderá desfrutar de diversos locais, muitas vezes desconhecidos da maior parte da comunidade. Há pouco tempo, foi reformada a centenária Estação Ferroviária da cidade, transformada em um espaço multicultural, amplo e moderno, com uma sala de projeção com capacidade para 50 pessoas e uma completa infraestrutura para receber eventos, workshops, exposições artísticas, mostras fotográficas, apresentações de dança e musicais.A fachada original do prédio foi mantida e houve uma ampliação das suas instalações. A área externa da estação, com a plataforma de embarque e desembarque, também faz parte do complexo, com um amplo espaço coberto. Nela, está mantida a atmosfera do tempo em que o lugar era palco de chegadas e partidas de passageiros e do transporte da produção. É possível realizar visitas guiadas pelo local, agendando um horário na Secretaria de Turismo ou de Cultura, Esporte e Lazer, através dos telefones: (55) 3968-1103 e (55) 3968-1100.

Qualificação para  receber o Turista

O futebol tem um grande impacto no turismo do Brasil, principalmente em véspera de Copa do Mundo. Questionada sobre o turismo proveniente do esporte, como acontecia quando o clube 14 de Julho ainda exercia suas atividades profissionais, Denise foi objetiva: “Tudo o que vem para o bem e para o desenvolvimento da nossa cidade, nós sempre vamos apoiar. A parir do momento em que é realizado um jogo de futebol intermunicipal na cidade, naquele dia, ao menos, virão ônibus de outras cidades, que irão gerar movimentação em hotéis e em bares”.

Em 2014, já a partir do dia 6 de janeiro, a cidade vai receber o curso Excelência na Hospitalidade para a Copa 2014, que em 160h/aula vai apresentar as formas adequadas de recepção, e também ensinará o inglês voltado ao atendimento ao turista. Tem como público-alvo taxistas, comerciários, frentistas, motoristas, cobradores de ônibus e guias turísticos. Livramento está sendo comtemplada com esta formação porque a cidade é considerada, pelo governo, um dos grandes portais de entrada de turistas para a Copa do Mundo do próximo ano.

Além da formação, a partir de fevereiro de 2014, o município passa a contar com o CAT-Centro de Atendimento ao Turista, que terá uma sala ampla, onde serão comercializados produtos da Fronteira; um centro de informações com computadores; uma pequena cozinha; um fraldário e banheiros.

 Ferradura dos Vinhedos

Ainda segundo a secretária Denise Toledo, será lançado oficialmente, no dia 26 de dezembro, às 19h, na Estação Cultura, o projeto Ferradura dos Vinhedos, realizado em conjunto com a Prefeitura Municipal, Banrisul, Governo do Estado e Unipampa.
Idealizada e projetada pelo professor da Universidade Federal do Pampa, Dr. Avelar Fortunato, a Ferradura dos Vinhedos é um roteiro que une as principais vinícolas, apresentando diversos locais históricos do município. O roteiro passa pela Agrovitivinícola Vallagarina, Vinícola Salton, Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Cerro da Cruz, Binacional Cemitério da Cruz, Passo da Cruz/Passo do Guedes, Novos Vinhedos, Vinícola Almadén, Vitivinícola Cordilheira de Sant’Ana, Cerro de Palomas e Cave Vinhos da Campanha.
Em entrevista, Fortunato relatou os detalhes sobre o projeto:

A Plateia: De onde surgiu a ideia do projeto e por que o nome de Ferradura dos Vinhedos?
Dr. Avelar Fortunato: Sempre realizei esse roteiro com meus alunos. Fiz isso quatro vezes: na primeira notei que o trajeto em torno das vinícolas e locais históricos era semelhante ao de uma ferradura, já na terceira vez que passei pelo local, tive a certeza, era a Ferradura dos Vinhedos.

A Plateia: Quem serão os beneficiados com o projeto para a cidade?
Dr. Avelar Fortunato: As indústrias de vinhos, os empreendedores criativos que investirem no local e a comunidade em geral. Nós queremos que antes de o turista ir às compras em Rivera, ele venha tomar um café da manhã nos entornos da ferradura, que ele conheça as vinícolas, prove um dos melhores almoços do Estado, que é o da Almadén, e que conheça a história do município, passeando no Cerro de Palomas e Passo do Guedes.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.