‘Fronteira Cultural’

Seminários realizados  pela Unipampa e  FRDH  encerram em dezembro

Ana Cristina Cisleni, Chefe da Divisão de Formação Continuada do FDRH

Ocorreu, na tarde de ontem, a abertura da edição especial do curso Elaboração e Gestão de Projetos Sociais para a Cultura, oferecido pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), em parceria com a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Universidade Feevale. A aula inaugural foi realizada no Núcleo de Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), em Sant’Ana do Livramento. O curso tem 72h/aula de duração, e será concluído no dia 14 de dezembro, com a participação de servidores do município, ONGs, agentes de associações sociais, entre outros, objetivando conhecimeto com relação à elaboração de projetos nas áreas cultural e social, para a captação de recursos que irão ser aplicados no município.

Ricardo Severo, professor da Unipampa

Segundo Ana Cristina Chisleni, chefe da divisão de formação continuada da FDRH, a Rede Escola é uma articulação de 32 instituições de ensino superior do Estado, trabalhando com cursos em formato de especializações e de oficinas, que tratam de assuntos pertinentes para administração e gestão pública, visando formar gestores e pessoas da sociedade civil que trabalham com a elaboração de políticas públicas. “Em função disso, nós estamos iniciando, hoje, o curso junto da Unipampa e Feevale, visando promover a elaboração de projetos voltados para a área da cultura. Ao longo de dois anos e meio, já passaram mais de 14 mil pessoas, entre funcionários e servidores públicos, em 130 instituições, sete especializações. Isso demonstra como tem sido o interesse das pessoas em participar. A elaboração de projetos sociais está sendo realizada no Estado, e temos notícia de vários projetos elaborados durante nossos cursos, que obtiveram recursos e estão efetivos. Mas o principal objetivo é pensar em como elaborar o projeto, de forma que ele seja viável, comprometido com a comunidade, sustentável e consiga se efetivar”, declarou Ana Chisleni.

Nereo Rodrigues Mendes

O professor da Unipampa, Ricardo Severo, destacou a importância do curso. “O curso é importante, pois nós trabalhamos assuntos como, por exemplo, elaboração de projetos na sua área de interesse, como encaminhar um projeto, e no fim de dezembro, ou ainda no ano que vem, será discutido como implementar estes projetos que saíram dos nossos encontros”, afirmou ele.

Para o jornalista e guia de turismo Nereo Rodrigues Mendes, este tipo de iniciativa vai capacitar os que participaram desde o início. Ele relatou que tem pretensões de atuar neste sentido. “Este curso vai nos permitir muitas coisas, por exemplo, a procura dos investimentos necessários para desenvolver a atividade cultural da Fronteira. É uma atividade pioneira, que tende a nos capacitar cada vez mais. Até então só foi nos mostrado as mais diversas ações, os mais diversos campos, mas acredito que é a partir de agora o passo inicial para realizar o que aprendemos”, concluiu ele.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.