Ruralistas da região vão a Tarso para reduzir prejuízo com javali

Dirigentes de sindicatos rurais vieram a Livramento ontem para reunião decisiva sobre o assunto

Reunião teve presenças de produtores e dirigentes ruralistas de vários municípios, técnicos locais do DEMA e agentes do Instituto Chico Mendes, entre outros

Exigir providências do Estado e da União. Provocar o Ministério Público, se necessário.

Presidentes e diretores de sindicatos rurais da região Fronteira Oeste vieram a Livramento para conversar sobre assuntos que geram prejuízos para o setor produtivo.

O coordenador da Regional 2 da Farsul, Tarso Teixeira, coordenou a reunião, à qual compareceram presidentes e diretores de entidades rurais de Caçapava do Sul, Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel, Uruguaiana, Alegrete, Rosário do Sul, além de Sant’Ana do Livramento.

Os ruralistas debateram a urgente necessidade de providências por parte do governo gaúcho, do IBAMA e do Ministério do Meio Ambiente diante da alta incidência do javali e seus híbridos dizimando rebanhos ovinos, atacando éguas, potrilhos e até terneiros; alta incidência de abigeato ocorrendo nos municípios fronteiriços, além de outros problemas incidentes sobre a produção, como proliferação constante do capim anonni e da maria-mole, prejudiciais ao circuito pecuário.

As lideranças opinaram e foi tomada uma posição: exercer pressão política sobre o governo, não sem antes apresentar os dados sobre os prejuízos. Uma propriedade local, por exemplo, registrou mais de 2.0o0 ovinos mortos em dois anos. Há criadores que desistiram da criação.

Foi formalizada uma Carta Protesto da Fronteira Oeste em Livramento, a qual será entregue ao governador Tarso Genro e ao secretário do Meio Ambiente, Neio Lucio Pereira. Ciceroneando os líderes ruralistas, o presidente da Rural santanense, Luiz Claudio Andrade, deixou clara a necessidade de foco e trabalho continuado, a fim de buscar soluções com a maior agilidade possível.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.