Câmara promove hoje audiência para debater o combate ao javali

Reunião busca alternativas para enfrentar crise causada pelos animais

Carlinhos Fernandes, prefeito Glauber Lima e Gibert Gisler: preocupação com os prejuízos para a economia local

A partir das 14 horas desta segunda-feira, dia 5 de maio, estará sendo realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores visando a discussão e a definição de medidas para combater a praga do javali, diante das constantes verificações de prejuízos por parte dos produtores rurais nas mais variadas localidades, em razão de ataques das varas dos porcos selvagens. Autoridades locais e estaduais, com representações de órgãos federais, estarão participando do evento.

A iniciativa para a realização do encontro foi do próprio presidente da Câmara Municipal, vereador Gilbert Gisler – XEPA, atendendo a uma preocupação manifestada a ele pelos produtores Claudio Caldas e Ronaldo Lemos. Em encontro na Câmara de Vereadores, os produtores expuseram a Xepa os prejuízos sentidos pelos criadores de ovinos, inclusive sobre os casos de ruralistas que desistiram da criação ovina em função dos ataques constantes às propriedades. Além disso, segundo eles, como se trata de animal onívoro, os javalis passaram a atacar também terneiros e até mesmo animais de grande porte, quando os encontram deitados, e mais recentemente começaram a ocorrer ataques às lavouras.

A Audiência Pública de hoje pretende debater e concentrar força política na cobrança de uma solução urgente para o problema. “Não podemos ficar apenas no ato de discutir sobre o problema dos javalis, e sim definir ações concretas para combater de maneira objetiva as ocorrências de ataques e principalmente o aumento indiscriminado do número desses animais”, destacou o Presidente da Câmara Municipal, reforçando o convite para a audiência pública e enfantizando a importância da participação das autoridades e integrantes dos mais variados setores da sociedade local. “É claro que são os produtores rurais os atores mais diretamente envolvidos, mas os prejuízos causados pelo javali atingem toda a comunidade, porque a nossa economia com o um todo está sendo prejudicada”, disse.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.