Produtores, técnicos e autoridades para declarar guerra contra o javali

Seja com controle biológico, com caça militar, civil, controle eletrônico para redução populacional, a urgência no combate à praga Sus Scrofa é iminente

A tarde desta sexta-feira terá que prover ideias que proporcionem resultados. Pelo menos esse é o objetivo dos organizadores do Simpósio Binacional sobre Javali e outras Pragas, que terá início às 13h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Livramento (5o andar, do edifício Palácio do Comércio, na rua dos Andradas, esquina Tamandaré). Realização da Associação e Sindicato Rural de Livramento com a Coordenação da Regional 2 da Farsul, o evento tem como foco central reunir ideias e esforços para reduzir a população de javalis, corrigir um desequilíbrio ambiental, diminuir os prejuízos dos criadores e lavoureiros, bem como promover uma ação de controle à praga, que vem se proliferando cada vez mais acentuadamente nos últimos anos.

O presidente da Associação e Sindicato Rural de Livramento, Luiz Cláudio Andrade, confirmou ontem que foram convidados a participar representantes da Sociedad de Fomento Rural de Rivera, haja vista que os uruguaios já tem experiências em relação aos javalis. Entretanto, diferente do que ocorre no Brasil, o Uruguai permite a caça e o transporte, sendo, inclusive, realizada uma Festa do Javali, em Aiguá, um povoado de Maldonado, evento esse com mais de 10 edições.

Eventos de caça ao javali selvagem requerem, no Uruguai, inscrições com alguma antecipação, segundo lembra Andrade, recordando que a capital, Montevidéu, é ponto de partida para áreas especiais de caça, que é realizada em todo o país, mas principalmente nos planaltos do departamento de Maldonado e Lavalleja, em menor medida, na Florida e Durazno.

“Esperamos que, assim como colaboramos de forma muito significativa com os irmãos riverenses e, no todo, com os uruguaios quando da praga de morcegos hematófagos, transmissores de raiva; agora tenhamos ideias e sugestões” – disse Andrade, que sugere, inclusive, o uso de tecnologia para localização das varas do Sus Scrofa: captura de um macho prevalente e colocação de chip. “Quando retorne ao local onde estão os outros integrantes de sua vara, nos dará a localização” – disse o presidente da rural de Livramento.

Aposta

Ante a confirmação de a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul ter deixado claro que não sabe o que fazer de imediato – o que foi admitido pelo próprio secretário Neio Pereira em reunião com Andrade e o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e coordenador da Região 2 da Farsul, Tarso Teixeira -, assim como a inexistência de outros mecanismos, a colaboração dos uruguaios é encarada como muito bem-vinda.
“O Uruguai, onde a caça é liberada, realiza, em outubro, em uma localidade do norte Aiguá, Maldonado, a Festa Tradição, Javali e Aventura em Aiguá, evento que ajuda entidades beneficentes, com participação de entes do meio rural e urbano, sem finalidade lucrativa. Os recursos são da Intendência de Maldonado” – conta.

O presidente da Rural de Livramento, Luiz Claudio Andrade, está convidando a todos os produtores de Livramento, Rivera e região para conversar sobre o assunto javali no simpósio de hoje.

 

 

SERVIÇO
O que: Simpósio de combate ao javali e ameaças de outras espécies de animais e vegetais exóticos
Quando: Hoje, 13 de dezembro
Hora: das 13h às 17h,
Local: ACIL-Associação Comercial e Industrial de Livramento, Avenida Tamandaré, nº 2101, 4º andar,
Foco: Praga de Javalis

Outros temas

O foco está centrado no assunto mais urgente: o javali, dada a incidência em todos os municípios da região, mas o evento também debaterá outras pragas invasoras, como o capin annoni, além de assuntos correlatos.

O alvo
Estado de Conservação
Longe de Extinção

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Suidade
Gênero: Sus
Espécie: S. Scrofa

Nome binomial:
Sus Scrofa

Nome comum:
Javali (do árabe djabali)
Djabali (porco montanhês)

Outros nomes:
Javardo, porco-bravo, porco-montês

Fêmea: javalina e gironda

Dimensões: grandes
Distribuição geográfica: Nativo da Europa, Ásia e Norte da África. Introduzido nas Américas e na Oceania 

Dados preliminares:
Estimativas
Avistamentos (2013): constantes
Há relatos de avistamentos de javalis africanos, considerados mais agressivos do que os europeus – que são predominantes
Propriedades atacadas: Mais de 25
Ovinos mortos: Mais de 20.000 em, pelo menos 2 anos
Lavouras devastadas: impreciso 

Subespécies
O número de subespécies de Sus scrofa é um assunto controverso, mas pode-se considerar que existam pelo menos quatro subespécies selvagens:
Sus scrofa scrofa (Norte da África e Europa)
Sus scrofa ussuricus (Norte da Ásia e Japão)
Sus scrofa cristatus (Ásia Menor, Índia e Sri Lanka)
Sus scrofa vittatus (Indonesia)
Antepassado ancestral provável:
Entelodon
Derivado: porco doméstico

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.