Exame do ENEM é considerado difícil, mas tema da redação foi fácil

Centenas de pessoas aproveitaram o fim de semana para testar seus conhecimentos e buscar uma vaga na universidade ou concluir o Ensino Médio.

A oportunidade de avançar nos estudos e construir um futuro profissional e pessoal melhor levou mais de 7,1 milhões de pessoas a realizar a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em todo o Brasil, no fim de semana. O exame existe desde 1998, inicialmente com o objetivo de avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio. Porém, evoluiu e passou a ter outras finalidades, tornando-se a grande prova do Brasil, ganhando muita popularidade, principalmente por dar acesso à universidade, bolsa de estudos, financiamento e oportunizar a conclusão do Ensino Médio.

Em Livramento, milhares de pessoas, distribuídas em vários estabelecimentos de ensino, responderam a um total de 180 questões de múltipla escolha e fizeram a redação, nas provas realizadas sábado (26) e domingo (27).

Veja alguns depoimentos de candidatos que fizera as provas do Enem na Urcamp, Unipampa e Colégio Santa Teresa.

 Na avaliação de Jonata Pinto Barbosa, que realizou o exame no Colégio Santa Teresa, é a oportunidade que estava esperando para concluir o Ensino Médio ainda este ano. Como entrou no quartel, ficou difícil ir ao colégio, por isso ele escolheu o Enem. “As provas estavam difíceis, mas a redação não, o tema foi bem atual”, comentou. 

 

 

A jovem Gabriela Carvalho, 23 anos, quer uma vaga na universidade para o curso de veterinária. Ela disse que, no domingo, as provas pareceram mais fáceis, talvez porque estava mais descansada, ao contrário de sábado, quando teve que trabalhar. Em relação ao assunto da redação, achou ótimo e pensa que fez um texto bem focado. 

 

 

Felipe Silveira, de 16 anos, falou que fez o Enem para somar nota para o próximo ano, quando concluirá o Ensino Médio. “Achei difícil, demorado e com textos longos demais”.

 

 

 

 

 

“Realizei o Enem para ter experiência, pois o meu sonho é seguir a carreira militar”, afirmou Brayan  Menna , 16 anos, que cursa o segundo ano do Ensino Médio. Ele salientou que a redação tratou sobre um assunto de grande importância, que é a questão da bebida e o trânsito.

 

 

 

“Não tem futuro quem não quer, o Enem oferece várias possibilidades, para seguir qualquer carreira, basta estudar, é de graça. Nesse sentido, hoje, tudo é mais fácil”, falou Cristhialen Lujam Antunes Zeballez, 19 anos, que faz a prova pela segunda vez, e quer cursar engenharia civil.

 

 

 

Buscando uma vaga na universidade, Darbi Costa Ferreira, 31 anos, este ano acredita que teve um bom rendimento e gostou do tema da redação. “Tenho expectativa de conseguir os pontos que preciso para voltar a estudar”, comentou.

 

 

Inscritos no RS
Em todo o RS, foram inscritos 404.861 mil, 15% a mais do que em 2012. A prova de redação tinha como tema Os efeitos da implantação da Lei Seca, sobre o qual os candidatos tiveram que fazer um texto dissertativo-argumentativo. A prova trouxe quatro informações para servir de base para a redação, duas imagens e dois textos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.