ENEM 2012

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 registrou abstenção média de 27,9 %. O Inep divulgou o dado em seu site na noite deste domingo (4). Ou seja, mais de 1,6 milhão de inscritos não foram fazer a prova. O Enem 2012 teve recorde de inscritos: 5.791.290. 

As provas foram encerradas às 18h30 deste domingo. No segundo dia de aplicação de provas, os candidatos responderam a 90 questões sobre Linguagens, Códigos e suas tecnologias e de Matemática e suas tecnologias. Fizeram também a prova de redação, que teve como tema “Movimento imigratório para o Brasil no século 21”.

Estudantes avaliam o exame como difícil e cansativo

Chaiana Machado e Caila Rodrigues esperavam tema diferente para a redação

Após o primeiro dia de provas do Enem, na tarde de sábado (3), estudantes avaliaram o teste como difícil e cansativo. Na tarde de ontem, eles responderam perguntas de ciências humanas e ciências da natureza. A estudante da escola estadual General Neto, Ana Carolina Rodrigues, (17) fez a prova na mesma escola que estuda e disse que as questões de ciências humanas não estavam difíceis, mas os enunciados deixaram a prova cansativa. “Achei a parte de química e física complicada, quando chegou no final eu já estava esgotada”.
As amigas Chaiana Machado e Caila Rodrigues destacaram que neste ano as questões estavam mais extensas e cansativas. “Neste segundo dia foi muito difícil, estávamos esperando um tema diferente para a redação, pensei que ia cair Mensalão, Rio +20, Olimpíadas, mas não caiu nada disso”.
A empresária Claudia Dornelese sua filha Carolina avaliaram a prova como difícil. “Os enunciados eram cansativos e complexos. Não eram perguntas diretas, tinha enrolação, principalmente nas questões relacionadas a frases de filósofos”, disse. Para Carolina as questões mais fáceis foram as de português. “Achei a prova de linguagens bem acessível e o tema da redação bem atual, dava para optar por diferentes abordagens.”

Prova de matemática deixou estudantes preocupados com o resultado

Uruguaia Claudia Picapedra busca conclusão do Ensino Médio

Grande parte dos estudantes avaliaram a prova de matemática como a mais difícil. Ao saírem do local das provas a reclamação era de dificuldade e do tempo curto para solução das questões.
“Achei a prova de matemática muito difícil, como estou há muito tempo longe dos cadernos, a parte de matemática para mim foi a mais complicada”- avaliou ClediVigil, que fez o exame em busca de uma vaga no curso de graduação em Serviço Social.
A uruguaia Claudia Picapedraachou a prova boa, mas também destacou a parte de matemática como complexa. “De um modo geral, a prova foi fácil. Mas as questões de matemática estavam mais cansativas”- avaliou a enfermeira uruguaia, que busca com a prova concluir o Ensino Médio, no Brasil.
A mesma opinião foi compartilhada pelos estudantes Cristian Quines e Cristian Andre. “No segundo dia foi mais fácil, as questões de matemática estavam cansativas, mas não difíceis, já a prova de ontem foi bem mais difícil, a parte de química exigiu bastante conhecimento”.

A surpresa com o tema da redação

Cleonice Gonçalves e Cleusa Ibañez querem vagas em cursos de graduação

Os candidatos que tiveram que escrever sobre “A imigração para o Brasil no século XXI” ficaram surpresos com o tema. Muitos apostavam em assuntos ligados à política ou meio ambiente, mas mais uma vez o Mec manteve a tradição de assuntos sociais e atuais.
Cleonice Gonçalves e Cleusa Ibañez que buscam vagas para os cursos de Letras e Biologia ficaram surpresas com o tema. “Todas as dicas que nos deram com relação a redação não caíram. Achavamos que o Mensalão ou a Conferência Nacional de Desenvolvimento Sustentável, ocorrida em junho no Rio fosse ser um dos temas, até a Copa do Mundo, achamos que ia cair. Mas esse tema foi bom, bem acessível. Esperamos passar e conseguir as vagas na Universidade”.
A comerciária Fernanda Macedo disse ter estudado outros temas para a redação. “Eu tinha consultado na internet uma lista com os 15 possíveis temas e nenhum deles era se quer parecido com o que caiu. Foi uma surpresa para mim, demorei para fazer a prova”.
Claudio Martins, de 29 anos, disse que a redação foi sua maior dificuldade. Para conseguir escrever e argumentar sobre o tema, ele usou o conteúdo dos textos de apoio para construir uma linha de raciocínio. “Como estudei a crise mundial, sei dos problemas que estão acontecendo e com base nisso, busquei colocar o Brasil que está em melhores condições como um país favorável para o recebimento dessas pessoas”.

 

Taciana disse que abstenção foi pequena na escola Professor Chaves

Aplicadores avaliam prova como satisfatória

Na escola estadual Professor Chaveso clima era de tranquilidade.  Os aplicadores do exame Marcio Silva e Taciane Salman disseram que tudo transcorreu com calma e não houve incidentes. “A abstenção não foi alta e na minha sala não teve problemas, todos fizeram a prova no tempo certo”- destacou Marcio. Já a aplicadora Taciane disse que dos quarenta candidatos inscritos, apenas quatro não vieram. “Nos dois dias só faltaram quatro. A abstenção na minha turma foi bem pequena”.

 

 

 

Gabaritos

Os estudantes Cristian Quines e Cristian Andre consideram o segundo dia mais fácil

O gabarito oficial do ENEM 2012 será divulgado até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Portanto, a partir do dia 07 de novembro os

participantes terão acesso ao documento oficial na página do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no site http://portal.inep.gov.br/enem. Lembrando que existem cadernos de provas diferentes, cada um com sua devida cor. Logo, é importante que os estudantes confiram as cores dos seus dois cadernos de provas, um do primeiro e outro do segundo dia, e corrijam as respostas nos gabaritos correspondentes. Por mais que sejam as mesmas questões em todas as provas, as ordens mudam de acordo com as cores.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.