Enem ocorre neste fim de semana

Em dois dias de exame, 5,7 milhões de inscritos realizam prova objetiva e redação

Mais de 5 milhões de pessoas participam do ENEM, nos dias 3 e 4

A partir das 13h deste sábado, milhões de pessoas em todo o País começarão a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação.

Os portões de acesso são abertos às 12h e fechados às 13h. Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 12h. 

Como são as provas

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. Confira os dias da prova:

Dia 3/11/2012 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Tempo para a prova: 4h30

Dia 4/11/2012 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Tempo para a prova: 5h30 

Documentos válidos

Para realizar a prova do Enem, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Documentos aceitos:

- Carteira de Identidade ou RG, emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;

- Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;

- Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação;

- Carteira de trabalho e Previdência Social;

- Certificado de Reservista;

- Passaporte;

- Carteira Nacional de Habilitação com foto.

Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova. 

O Que Levar no Dia

Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas.

Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira devem ser depositados na embalagem porta objetos, distribuída a todos os participantes. Ela deve ser guardada embaixo da carteira. Os participantes precisam resgatar a embalagem ao fim da prova.

Alguns motivos podem eliminar o candidato da prova

- Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante; 

- Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos; 

- Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.

- Os participantes só podem levar cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova. Os três últimos participantes presentes na sala de provas só são liberados juntos. 

Caderno de Questões

Os cadernos são apresentados em cinco cores diferentes: azul, amarelo, branco, rosa e cinza. Antes de iniciar a prova, o participante deve verificar se o caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no cartão de respostas.

Também deve marcar nos cartões de resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões de resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. A frase não entra na prova, servindo apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato. As folhas de rascunho e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção.

A Prova de Redação será realizada no segundo dia do Enem 2012, 4 de novembro, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo total para a prova será de 5h30. A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

No segundo dia de provas, 4 de novembro, o participante deve responder a cinco questões de Língua Estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol. Não é permitido trocar a opção no momento da prova.

Se o participante tiver dúvidas, deve conferir o Cartão de Confirmação da Inscrição. Lá está registrada a sua escolha. Os participantes devem ficar atentos para responder às questões da prova de língua estrangeira que constam no seu Cartão de Confirmação da Inscrição.

Conheça a TRI, método de avaliação do Enem capaz de descobrir ‘chutes’ na prova

Para o professor Mário Santanna, o mais importante na hora da prova é que os alunos façam uma análise das questões e, ao mesmo tempo, fiquem atentos ao passar do tempo

Sistema vê se candidato assinalou uma alternativa aleatoriamente ou não

Imagine que você e um amigo acertaram o mesmo número de respostas na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estão empatados, certo? Provavelmente não. Com o método de avaliação usado no Enem, o mesmo número de acertos e erros pode significar médias finais diferentes. 

De acordo com o professor Mário Santanna, o método é chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Trata-se de um sistema capaz de analisar as questões que o estudante respondeu corretamente e dar um peso específico para cada acerto. Veja como funciona: 

1.As perguntas são divididas previamente em grupos: fáceis, médias e difíceis. Elas estão misturadas ao longo da prova e não estão sinalizadas, o estudante não sabe qual questão pertence a qual grupo.

2. Através de estatísticas e teorias matemáticas, a TRI analisa as respostas do aluno: se constata que ele errou muitas perguntas da categoria “fácil” e acertou muitas perguntas da categoria “difícil”, considera o fato estatisticamente improvável e deduz que ele chutou.

3. Assim, a média do aluno que chutou cai. No fim, a nota não depende apenas do valor absoluto de acertos. Depende também da dificuldade das questões que se acertou ou errou. 

“Para o Enem, o objetivo da TRI é evitar que o candidato consiga se valer do fator sorte na hora de responder às questões. Assim, reforça-se a cultura de que o importante é uma boa preparação para a prova, uma leitura calma e concentrada das questões e uma reflexão consistente na hora de respondê-las”, destacou o professor.

Resultados 

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico www.inep.gov.br, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas, ou seja, no dia 7 de novembro de 2012.

Os participantes podem acessar os resultados individuais do Enem 2012, no dia 28 de dezembro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.