ENEM com inscrições abertas a partir de hoje

Aqueles que pretendem fazer o Enem este ano,  tem até o dia 15 de junho para realizar sua inscrição pela internet

Alunos que pretendem fazer as provas do Enem 2012 terão a disposição o "Guia do Participante", a partir de julho.

Ainda faltam seis meses para a realização das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas o MEC (Ministério da Educação) já anunciou as mudanças e as datas de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. Os candidatos poderão fazer suas inscrições, a partir desta segunda-feira, no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A prova acontece nos dias 3 e 4 de novembro. Os candidatos terão até as 23h59 do dia 15 de junho para se inscrever. A taxa é de R$ 35. Alunos de escolas públicas são isentos.

 

Este ano, o Enem terá mudanças, relacionadas à correção da redação, quando o candidato poderá ver a sua redação corrigida, porém, sem possibilidade de recurso da parte do candidato. Outra alteração tem a ver com a nota mínima que autoriza uma nova avaliação do texto foi reduzida e criada à função de avaliadores, para qual serão contratados 1200 profissionais. O MEC também anunciou que vai divulgar, em julho, o “Guia do Participante”, com exemplos de redação “de excelência” e explicações sobre a metodologia da correção.

As provas

O anúncio de que os estudantes poderão ver uma cópia da redação do Enem atende, a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado com o Ministério Público em agosto de 2011. No acordo, o MEC se comprometia a liberar a correção do texto no exame de 2012. Sendo esse um dos argumentos do governo nos recursos contra as decisões judiciais que obrigavam o ministério a dar vista da prova no ano passado.

A Unipampa é uma das universidades que adotou o ENEM como forma de acesso.

Ensino Superior

 

Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira. Em 2011, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições.

O ingresso na Universidade Federal do Pampa, campus Sant’ Ana do Livramento, também é através do Enem. Atualmente são oferecidos quatro cursos, que são:

Relações Internacionais, Economia, Administração de Empresas e Gestão Pública.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.