Enem 2013: professores dão conselhos e dicas para a realização de uma boa prova

Os alunos devem buscar resolver as questões dentro do tempo de três minutos, cada tópico, o que diminuiria o estresse durante a avaliação

Alunos estudaram intensivamente para o Enem

A quatro dias para a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será realizada nos dias 26 e 27 de outubro, a dica dos especialistas é: desacelere no estudo e aposte no lazer. O aconselhável é apenas revisar temas nos quais o candidato tenha dificuldade, além de ler jornais e revistas. O número de instituições de Ensino Superior que adotam o Enem, aumenta cada vez mais, e por isso, a preparação para o exame se tornou uma grande preocupação para os estudantes.

Os inscritos no certame deste ano já podem acessar o cartão de confirmação na internet. No documento, está registrado o local da prova e informações como data e horário do exame, a língua estrangeira escolhida e a opção por atendimento diferenciado. Para acessar o cartão de confirmação na internet, o estudante precisa ter o número da senha de inscrição no Enem. O candidato deve conferir se os dados registrados estão corretos e, em caso de erro, entrar em contato com a central de atendimento do Enem, no 0800-61-61-61.

Professor de Química e Matemática, Anderson Vera

De acordo com a Agência Brasil, o número de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) superou as expectativas do Ministério da Educação e bateu novamente um recorde. Após o prazo para pagamento da taxa, foram confirmados 7.173.574 inscritos no exame. O aumento em relação a 2012 é de 24%, e o crescimento de inscritos no Enem ocorreu em todos os estados do País.

Segundo o professor Anderson Vera, de Química e Matemática, o ideal é que os estudantes mantenham a calma. “Agora, na reta final, a dica é manter o estudo diário com as revisões, uma alimentação saudável, ingestão de muito líquidos e manter a paciência na hora do certame”, observou.

 

 

Professora de Matemática, Josi Karen

A professora de Matemática, Josi Karen, acredita que após seis meses de estudos intensos, o mais indicado para os alunos, na reta final, é descansar. “A dica é trabalhar a concentração e a tranquilidade dos estudantes. E na hora da prova, não exceder mais de três minutos em cada questão: se não souber a questão, não brigue com a prova, não perca tempo, vá para outra”, orientou.

A aluna Valéria Lambolia, de 25 anos, participou de um estudo intenso durante os últimos seis meses e fez a sua avaliação: “Acredito que vai ser preciso ler com muita atenção o conteúdo e, assim, realizar as provas com muita concentração, com o objetivo de acertar o máximo de questões possíveis”. O estudante Vinicius Chiller, 20 anos, realizou preparatório para o Enem e observou: “Olha, as expectativas são boas. Estudei muito, acredito que estou preparado para realizar uma boa prova”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.