Odontologia e saúde oral na terceira idade

Tempos modernos, maior informação, o conhecimento sendo disponibilizado a todos o que favorece uma melhor qualidade de vida ao idoso.

Os avanços na odontologia tem como fim principal favorecer uma melhor qualidade de vida aos nossos pacientes, com resultados práticos mais eficazes em termos de estética e mastigação, influenciando de uma maneira muito positiva a saúde física e emocional do idoso.

É evidente que com o passar dos anos o nosso organismo sofre alterações fisiológicas e as vezes patológicas que venham causar a necessidade de cuidados especiais. As doenças físicas como diabetes, hipertenção e cardiopatias trazem consequencias que alteram a saúde, mas não são fatores que impossibilitem a recuperação e manutenção da saúde oral. Quando compensados essas enfermidades não contra indicam o tratamento odontológico preventivo e curativo possibilitando a recuperação.

As enfermidades da gengiva (Periodontais) e estruturas de sustentação dos dentes são os fatores que maior predispõe a perda de dentes na terceira idade. Porisso a necessidade de acompanhamento constante da saúde oral dos nossos pacientes a fim de lhes proporcionar um melhor aproveitamento dos nutrientes fornecido pelos alimentos, bem como a saúde, através de uma estética e função compatível com a idade, sem grandes transformações que fogem do padrão natural da idade.

O idoso tem como consequencia a perda de motricidade o que dificulta a higienização, e devido a isso os processos infecciosos crônicos que aparecerão no complexo oro facial, normalmente não aceita auxílio de terceiros para a manutenção da higiene oral ou de próteses dentárias, trazendo assim um risco eminente a sua saúde. O Cirurgião Dentista tem que conquistar a sua confiança a fim de dar o atendimento necessário periódico ao cliente. O paciente hospitalizado é o que corre maior risco, devido a falta de manutenção da higiene oral o que pode levar ao óbito por infecções secundárias pois encontrasse com o organismo debilitado. A família deve solicitar a presença do cirurgião dentista para este procedimento devido a possibilidade de surgirem problemas que dificultem a completa recuperação do doente.

A idade não contraindica a colocação de implantes, pelo contrário, devolve ao idoso a capacidade de se alimentar melhor bem como melhorar a sua satisfação social.

Portanto não tenha preconceitos, procure o seu Cirurgião Dentista e tenha uma vida mais saudável e feliz.

Cilon Vitorino da Rosa

Cir. Dentista = Especialista em

Implantodontia

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.