Momento político

Após tomarmos conhecimento da nominata dos candidatos, vem a reflexão; em quem votar?

Alguns comentam, fulano não tem carisma, beltrano não é político, e afinal; em quem……..

É importante refletirmos em relação ao ter ou não ter carisma.

O que é carisma? Entendo que seja a capacidade de comunicação social inerente a cada indivíduo, que facilita a sua relação com a sociedade e o faz ser notado, ou aquele que tem a capacidade de conquistar pessoas que o seguem por adimiração ou vontade.

Carisma é pessoal, intrínsico e não formado, pois é da pessoa.

E se analisarmos o que é Caráter: É o conteúdo pessoal, formado a partir da educação baseada em princípios éticos de respeitabilidade e honestidade, valores que o fazem uma pessoa de bem, de atitudes dignas, não sendo necessário vigiá-lo ou preocupar-se com as suas atitudes, pois são pautadas na retidão e segurança dos compromissos assumidos.

 

Características do Carisma:

 

1) capacidade de liderar

2) conquistar pessoas

3) de angariar seguidores

 

Características do caráter:

 

1) humildade

2) honestidade

3) respeitabilidade

4) honorabilidade

5) incorruptibilidade

 

Ao avaliarmos as características das duas personalidades consideramos que um homem de bom caráter não se deixa levar por conchavos ou situações que venham denegrir sua imagem de cidadão, ou de homem público.

O carismático, muitas vezes se deixa levar pelas situações adversas que surgem na administração pública e o transforma em desonesto. Tem a capacidade de tentar justificar suas atitudes, mesmo com a mais deslavada e jocosa explicação: é, mas todo mundo fazia assim e eu achei que era normal (esta nós conhecemos).

O homem de caráter sabe diferenciar o que é bem público e patrimônio público, e não se deixa levar por conchavos ou situações que possam envergonhá-lo. Não se abastece do combustível da vergonha, e não tenta explicar suas maselas baseados na desonestidade dos outros.

Os carismáticos muitas vezes são esquecidos, porém os homens de caráter permanecem com as suas obras e exemplos.

Vou procurar elencar meu voto nos homens de caráter, assim posso sentir a sensação do dever cumprido. Não adianta atirar-mos pedra após o pleito, o voto é a nossa única arma, use-a antes que lhe seja tirado o direito de usá-la.

 

Cilon Vitorino da Rosa.
Cir. Dentista

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.