Diretor da RCC FM assume cargo de vice-presidente Regional da Associação Gaúcha de Rádio e Televisão

Novos gestores foram anunciados durante Congresso realizado em Gramado, neste início de semana

O diretor da rádio RCC FM, Kamal Badra, assume a diretoria da Agert-Associação Gaúcha de Rádio e Televisão, para o biênio 2013\2015. O empresário passa a ocupar o cargo de Vice-Presidente Regional – Fronteira.

O anúncio foi feito durante o 22º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, realizado no Hotel Serrano Resort, em Gramado. Na oportunidade, também foi anunciado o novo presidente da associação, Roberto Servo Melão, que ocupará o lugar até então ocupado por Alexandre Gadret. A Associação Gaúcha de Rádio e Televisão realiza, ainda nesta terça-feira, 15, uma assembleia ordinária para prestação de contas da atual diretoria. 

 

Polêmica

Alexandre Gadret, durante a abertura do evento

A abertura do 22º Congresso da Associação das Emissoras Gaúchas de Rádio e TV começou com um discurso forte do presidente da Entidade Nacional (ABERT), Daniel Slaviero, sobre a defesa e a permanente vigilância da liberdade de imprensa no Brasil. “2013 será marcado como um ano sombrio à liberdade de imprensa”, disse, fazendo referência às 136 violações e agressões contra profissionais e veículos de imprensa, que ocorreram principalmente após as manifestações de junho. Em 2012, foram 51 ocorrências. “Isso demonstra que após 25 anos da nova Carta da República, a liberdade de imprensa não está consolidada. Por isso, a necessidade da permanente vigilância à liberdade de imprensa. Quando esses profissionais são impedidos de exercer sua profissão, quem mais perde é a sociedade”, defendeu durante o discurso.

 

Congressistas prestigiaram todas as palestras oferecidas no evento

O ponto alto, no entanto, foi o anúncio de que a ABERT entrará na Justiça para reverter a decisão da Portaria 197, editada pelo Ministério das Comunicações, que autoriza as rádios comunitárias a transmitirem até 25W, superando o contorno de 1 quilômetro, e também a receberem publicidade de órgãos públicos. “Como nós entendemos que isso é ilegal, iniciamos uma série de tratativas e discussões. Como essas tratativas não prosperaram, entraremos na Justiça para combater essa ilegalidade e buscar que as condições não sejam anti-isonômicas entre a radiodifusão comercial e a comunitária, porque as mesmas gozam de inúmeras prerrogativas”, anunciou, sob forte aplauso da plateia.

O presidente da Agert, Alexandre Gadret, reforçou o entendimento de Daniel ao declarar que a publicação recente é uma injustiça, pois define o financiamento público às rádios, que em sua concepção são emissoras sem fins lucrativos. “Uma medida que contraria o entendimento de diversos tribunais de contas, como é o caso específico do Rio Grande do Sul”, destacou.

Diretoria da Agert e convidados, durante a inauguração da Feira de Equipamentos

Alexandre ressaltou, também, o trabalho permanente ao combate às rádios ilegais. “Graças à incansável atuação de nossa Anatel, através do comando do Dr. João Jacob Bettoni, muito se fez e muito se faz. Só não podemos comemorar plenamente porque a Anatel não trabalha sozinha. E, muitas vezes, não temos tido a resposta rápida e forte das outras instituições que dariam os subsídios para a atuação total da Anatel no fechamento destas piratas, que utilizam o espectro de maneira criminosa e irresponsável”, declarou.

O dirigente da entidade gaúcha encerrou a fala mencionando a valorização que o governo do Estado do Rio Grande Sul dá ao rádio gaúcho, ao abraçar com a Agert um projeto da dimensão do Mateando com o Rio Grande. “Um projeto ousado, que valoriza a Agert, o meio rádio e que criou um novo e importante canal de comunicação para absolutamente toda a população gaúcha”, destacou, ao agradecer pessoalmente ao secretário de Comunicação, João Ferrer, que desde sua chegada ampliou em tudo o que foi possível a dimensão deste projeto.

Gabriel Casara falou sobre a internet virou rádio

João Ferrer, secretário de Estado da Comunicação e Inclusão Digital, no ato representando o governador Tarso Genro, reafirmou o compromisso do governo com a liberdade de imprensa e a democracia, e antecipou a continuidade de parceria com a Agert. “Em 2014, teremos os 50 anos do governo militar, que, infelizmente, mudou a história democrática do Brasil. Vamos procurar a Agert para tratar desse assunto, porque achamos que é um momento fundamental para refazer esse pacto”. Ele destacou, também, a importância do congresso, pelo papel que as emissoras desempenham em uma sociedade democrática como a nossa. “Toda a informação é construída a partir da mediação que os veículos de comunicação constroem entre os vários agentes que convivem na cena pública. Os veículos de comunicação são responsáveis pela construção dessa esfera pública, e o nosso governo tem muito interesse em participar desse ambiente que vocês representam”, informou.

 

 Palestras

João Ferrer, secretário de Comunicação do Rio Grande do Sul

Ontem, o 22º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão oportunizou um verdadeiro mix de assuntos, com renomados palestrantes, iniciando as atividades com Martha Gabriel, que abordou o tema A transformação digital do Rádio e da TV. De forma bastante rápida e objetiva, Martha, que é um dos nomes mais influentes em marketing de relacionamento, destacou a integração das mídias e a importância de saber utilizar as novas ferramentas que estão à disposição das emissoras e público em geral.

Na sequência, o público assistiu à palestra de Ricardo Vontobel, presidente do Conselho de Administração do Grupo Vonpar e da Vonpar SA. Ele falou sobre o tema da Copa do Mundo, mídia social e oportunidades. O administrador, que construiu sua experiência no sistema Coca-Cola, exibiu vídeos e falou sobre os temas oficiais do evento de 2014.

 

Luiz Artur Ferrareto palestrou sobre o tema Dos hertz aos bytes

À tarde, foi a vez de Gabriel Casara, MBA em Inovação, Empreendedorismo, Gestão e Liderança pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, no EUA. O diretor de rádios do Grupo RBS abordou o tema Novas Tecnologias, já que é um aficionado por gadgets e inovações.

Na sequência, os congressistas puderam apreciar a palestra do jornalista Luiz Artur Ferraretto, que abordou o tema Dos hertz aos Bytes: cenários para o rádio no século XXI. O jornalista destacou os cenários do rádio do referido século.

A maioria dos palestrantes disponibilizou espaço com os congressistas, onde foram realizados pequenos debates sobre os temas abordados no Hotel Serrano Resort & Covention Center.

Os congressistas também participaram de almoços e jantares oferecidos pelo Grupo RBS, SBT e Rede Pampa, que ainda oferece, nesta terça-feira, como encerramento do congresso, um bingo, tendo como premiação um veículo zero km.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.