Maior encontro de pesquisa é realizado na Urcamp, campus Sant’Ana do Livramento

O movimento de alunos e visitantes prestigiando o congresso superou as expectativas dos organizadores do evento

Apresentação de trabalhos científicos

Foram três dias – 23, 24 e 25 – de intensos estudos, palestras, seminários e apresentações. Hoje, os melhores trabalhados de cada categoria serão premiados, após passarem pela banca avaliadora do evento. O melhor trabalho de cada categoria receberá a premiação em ato solene, às 19h, no pavilhão do campus universitário da Urcamp.

Autoridades civis e acadêmicas compuseram a mesa no Salão de Atos do Campus de Sant’Ana do Livramento da Urcamp

A solenidade de abertura do evento contou com autoridades do Brasil e também do Uruguai, que participa desta edição binacional do Congrega com palestras e trabalhos científicos. Segundo a professora Iara Cristine Lappe, Pró-Reitora do Campus, “o evento é muito importante, pois os projetos comunitários saem das classes acadêmicas e ganham o alcance da população. Os três dias de troca de conhecimentos, experiências e vivências enriquecem não só o nosso Campus, mas a nossa comunidade e a Urcamp, como um todo, e isso é um privilégio”, define.

O Pró-Reitor de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão, professor Paulo Ricardo Siqueira, que coordena o Congrega Urcamp, destacou o número recorde de inscrições nessa edição – mais de 600 trabalhos lograram êxito na triagem e foram apresentados para o crivo rigoroso de avaliadores, todos professores de diferentes instituições de ensino. “O Congrega é uma realidade e está consagrado, os números mostram isso”, resume.

 

Coordenador do evento, Paulo Ricardo Siqueira

O Congrega 2013 reuniu, além a Urcamp, outras instituições de peso, como Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Passo Fundo (UPF), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Centro Universitário Franciscano (Unifra), Universidade Federal do Rio Grande (Unisc), Faculdade Ideau, Universidade Católica Pelotas (UCPel), Instituto Federal Farroupilha e Universidade Federal do Paraná.

A Reitora da Urcamp, professora Lias Maria Herzer Quintana, lembrou a trajetória do evento, que hoje está em sua XXI edição. “O nome não poderia ser outro, porque o intuito nesse encontro que realizamos anualmente é justamente esse, congregar estudantes, pesquisadores, professores, tudo em nome do ensino, da pesquisa. Então, nos sentimos honrados em receber tantas instituições da educação, pois mostra que nosso evento é forte e por isso queremos que todos se sintam à vontade em Livramento, porque o Congrega é de todos”, finalizou.

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.