Congrega 2013 reuniu estudiosos e pesquisadores no campus da Urcamp

Nesta XXI edição, os trabalhos apresentados se destacaram pela qualidade

Lia Quintana com Iara Lappe, Pró-Reitora de S. do Livramento, e Luiz Cleder Ferreira, Pres. do DCE Livramento e Quaraí

O Campus de Sant’Ana do Livramento se transformou em uma espécie de centro da pesquisa. Desde a última quinta-feira, 24, foi possível observar os corredores cheios de estudantes que se empenharam em dissertar sobre os mais diferentes temas e projetos. Nas salas de aulas, professores, mestres, doutores e pesquisadores defenderam teses de trabalhos, todos avaliados por uma comissão altamente capacitada.

Gladis Lemos, responsável pela Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa reuniu, em três salas de aulas diferentes temas relacionados às áreas humanas. A professora da Urcamp, do Campus Bagé, disse estar impressionada com o nível apresentado pelos colegas. “Alguns trabalhos foram bastante discutidos com a banca e com o público que veio até aqui, o que confirma que, a cada ano, o evento evolui no sentido da qualidade”, explica a professora, que atua junto à Proppex – Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Pesquisa.

Como já de costume, o Campus de Alegrete veio com uma grande representação de alunos e professores. Orgulho e satisfação para o professor Rodrigo Guterres, que trouxe 27 trabalhos como orientador principal. Egresso da Universidade, ele se graduou há 10 anos em Educação Física, há cinco se tornou coordenador e é um dos grandes incentivadores da pesquisa no Campus. Tanto que mantém ativo, juntamente com outros professores, o NUPEMH – Núcleo de Pesquisas do Movimento Humano, que nesta edição do Congrega concorre em diferentes modalidades, com 38 trabalhos. “O Congrega é uma ótima oportunidade de refletir sobre as temáticas aplicadas ao ensino do dia a dia e a projeção de novas práticas com qualidade”, avalia. 

Gabinete Móvel da Reitoria é implantado no Congrega

Desde que chegou ao Campus da Fronteira, a Reitora Lia Quintana começou, imediatamente, a despachar e atender às demandas da região. As reuniões ocorreram no Campus, onde, em paralelamente, aconteciam as apresentações do Congrega 2013. Ela discutiu com professores a implantação de novos cursos para a Fronteira, estrutura e possibilidades de investimentos. “O trabalho não para, além de virmos prestigiar o Congrega, a gente aproveita para estreitar os laços com a população daqui, escutar e ver de perto as necessidades e as demandas do Campus”, relatou a reitora. Lia Quintana também se encontrou com o Presidente do DCE de Sant’Ana do Livramento e Quaraí, Luiz Cleder Guedes Ferreira, que prometeu auxiliar a Universidade em eventos, campanhas e outras necessidades que beneficiem o Campus local. “Queremos auxiliar a instituição, levar a Urcamp para o meio estudantil da nossa Fronteira. Somos parceiros, estamos à disposição no sentido de ajudar a instituição”, finalizou.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.