Professor do Curso de Direito da Urcamp apresenta artigo em Congresso da UFPR

“O papel da razão pública na construção do conteúdo dos direitos fundamentais” foi selecionado para apresentação no GT “Estado, democracia e poder”

Raffaele de Giorgi e João Leonardo Marques Roschildt

O mestre e professor do Curso de Direito da Urcamp do Campus Sant’Ana do Livramento, João Leonardo Marques Roschildt, participou do III Congresso Brasileiro de Sociologia do Direito, realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento ocorreu em Curitiba, de 25 a 27 de novembro, e contou com grupos de trabalhos (GT), palestras e sessões de diálogos que buscavam aprofundar as pesquisas no campo da Sociologia do Direito.

Roschildt teve o artigo intitulado “O papel da razão pública na construção do conteúdo dos direitos fundamentais” aprovado para publicação nos anais do evento, sendo também selecionado para apresentar o mesmo no GT “Estado, democracia e poder”. Segundo o professor, este artigo foi fruto de investigações desenvolvidas em um projeto de pesquisa realizado na Urcamp de Sant’Ana do Livramento e tratou de teorias que auxiliam na compreensão acerca dos significados que os direitos fundamentais possuem em um Estado Constitucional.

“O trabalho teve boa recepção na mesa de debates do GT e entre os ouvintes, visto que o tema dos direitos fundamentais é um assunto que diz respeito às liberdades individuais, sociais e coletivas, algo muito importante para uma adequada efetivação da democracia”, lembrou o docente.

O Congresso contou com a participação do italiano Raffaele de Giorgi, renomado pesquisador da universidade italiana Unisalento e fundador, em conjunto com Niklas Luhmann, do Centro de Estudos do Risco da Universidade de Lecce. Ele apresentou a palestra “Risco e vínculos com o futuro: reflexões sobre uma ecologia do não-saber”.

Conforme Roschildt, o professor Raffaele de Giorgi possui representatividade mundial no campo da pesquisa social, o que oferta enormes aportes teóricos para que o operador jurídico possa repensar a sua prática e a efetividade dos direitos dos cidadãos. “A produção de artigos e trabalhos acadêmicos entre docentes e discentes entra em consonância com a proposta acadêmica da Urcamp, que é de fomentar a reflexão crítica do Direito à luz de teorias que possam problematizá-lo, aliando-se a questões práticas do direito. Nesse sentido, participar de eventos dessa magnitude, contribui enormemente para o aprimoramento do ensino jurídico”, encerra o mestre.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.