Oficina de agricultura ecológica é destaque nesta sexta-feira, 11

Evento será desenvolvido com participação de 35 agricultores familiares, na sede do Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel

Produção orgânica é foco

Com o objetivo de motivar a produção agroecológica de alimentos, a Emater/RS-Ascar realiza, na sexta-feira, 11, a 1ª Oficina de Agricultura Ecológica. A capacitação acontece no Núcleo de Estudos Fronteiriços, em Sant’Ana do Livramento, e conta com a participação de 35 agricultores familiares.

Durante a oficina, a Emater/RS-Ascar apresentará uma proposta de formação continuada em Agroecologia. Os participantes assistirão ao documentário intitulado O veneno está na mesa. Na sequência, os temas serão os riscos da agricultura convencional para pessoas; plantas e meio ambiente; movimentos ligados à Agroecologia; princípios e práticas fundamentais de uma agricultura durável; biodiversidade e produção de alimentos; entre outros.

Após a apresentação dos temas, será realizado um trabalho em grupo, no qual os participantes irão apontar os principais problemas da agricultura no cotidiano, o potencial do mercado local para a produção ecológica, legislação brasileira de orgânicos e certificação. No final, serão identificados os interessados em participar do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia, que acontece de 25 a 28 de novembro, em Porto Alegre. À tarde, será realizada visita a uma propriedade com produção orgânica comercial de alface e morango. Os alimentos são produzidos em estufas, apenas com práticas de base ecológica.

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Leonardo Alonso Guimarães, é importante iniciar a sensibilização dos agricultores quanto à produção agroecológica de alimentos, com o intuito de formar um grupo de produtores que abasteçam o mercado institucional (Programa Nacional de Alimentação Escolar e Programa de Aquisição de Alimentos).

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.