Grêmio joga melhor, mas perde por 2 a 1 para o Criciúma, na Arena

Diferentemente dos últimos jogos, o Grêmio atuou melhor diante do Criciúma, mas não foi eficiente. E assim o time catarinense encerrou a invencibilidade de cinco jogos do Tricolor na Arena, na noite de ontem. Os adversários suportaram a pressão gremista e, com dois gols de bola parada, venceram por 2 a 1 – mesmo placar do primeiro turno. O confronto teve a volta de Zé Roberto e Elano ao grupo titular e foi válido pela 27ª rodada do Campeonato brasileiro.

Com o tropeço, o Grêmio segue com 48 pontos na competição e como vice-líder, independente de resultados paralelos. Na próxima rodada, o time encara o Fluminense, às 18h30 de sábado, no Maracanã. O Criciúma foi a 29 pontos e diminuiu a diferença para quem está fora da zona do rebaixamento. 

Mudança de esquema e comportamento 

Por causa dos desfalques, o técnico Renato Portaluppi abdicou do esquema com três zagueiros e mandou um trio de meias – Zé Roberto, Elano e Maxi Rodríguez – a campo, para encarar o Criciúma. O time ganhou velocidade e dinâmica na construção das jogadas ofensivas. Empurrado pela torcida na Arena, a equipe partiu para cima do adversário desde o início do duelo.

Com a vantagem no placar, o técnico Argel Fucks recuou o time para o segundo tempo. Colocou Morais e sacou o meia Daniel Carvalho. O time gremista se jogou para o ataque e encontrava dificuldade para vencer a marcação adversária. Apesar da pressão tricolor, a primeira chance na etapa final foi do Tigre. Aos 5, Lins cruzou da esquerda e Morais tentou finalizar de bicicleta, mas pegou mal na bola, que sobrou para Dida. Na sequência, Elano arrematou com força, que passou rente ao travessão.

Como a construção coletiva resultava em pouca coisa, o Grêmio chegou ao empate graças a uma bela criação individual. Na marca dos 11 minutos, Maxi Rodríguez fez fila na direita, cortou para o meio e disparou uma bomba indefensável: 1 a 1 em grande estilo. Só que os comandados de Renato diminuíram o ritmo após o gol de empate. Aos 13, Morais dominou a bola no ataque e finalizou perto do gol. Depois, uma cobrança de falta de Ricardinho passou próximo ao travessão.

Diante do pouco volume de jogo do seu time, Renato colocou o atacante Paulinho e sacou o meia Zé Roberto. A mudança deu mais referência à equipe na área. Jean Deretti também entrou no lugar de Maxi Rodríguez, mas a efetividade estava afetada nesta quarta. Aos 33, Pará cruzou na área e Paulinho emendou de cabeça para fora.

No fim, o Grêmio tomou o segundo gol, novamente na bola parada. Aos 43, após escanteio, Serginho subiu livre no primeiro pau e testou com força, no canto, para decretar o 2 a 1, quebrando o ritmo do Tricolor no Brasileirão.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.