Segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Conversas cautelosas

Integrantes da executiva municipal do PP receberam integrantes do PP na tarde de sábado para conversar sobre o processo eleitoral de 2012

O fim de semana foi de agenda agitada para as lideranças locais do PT e principalmente para o pré-candidato do partido à Prefeitura Municipal, Glauber Lima. Cumpriu verdadeiro périplo na região e em Livramento. No sábado, acompanhado pelo presidente do partido, Fabrício Silva, pelo vereador Dagberto Reis e outros militantes, participou de reunião regional do partido em Alegrete. No final da tarde, porém, retornou a Livramento e integrou representação do partido em duas reuniões muito significativas: primeiro, com a direção e lideranças do PP e logo com as executivas do PMDB e do PRB. O assunto comum nas duas reuniões, obviamente, foi a sucessão municipal e a discussão de pontos considerados indispensáveis para o estabelecimento de uma situação de verdadeiro desenvolvimento em Livramento. A vereadora Carine Frassoni, do PMDB, considerou a reunião “muito positiva”. “Principalmente porque não se falou em nomes, mas sim em alternativas administrativas para Livramento”. No PP tampouco foram aventados nomes para uma eventual chapa majoritária. “Mas se pode dizer que houve um grande avanço”, comemorou Dagberto. O momento é de passos suaves, para não quebrar nenhum ladrilho.

Evolução

Conforme a coluna havia adiantado, intensificam-se as conversas interpartidárias sobre as eleições de 2012. Pautas voltadas ao acerto, mesmo, apesar de que alguns dirigentes insistam em dizer que por enquanto não se fala em nomes. Nem precisa, uma vez que os nomes dos pré-candidatos já são mais do que conhecidos. A questão é saber quais conversas conseguirão evoluir mais, a ponto de que um desses nomes abra mão da cabeça de chapa em prol do fortalecimento de uma chapa. Nesse caso, sim, a conversa evolui para coligação.

PMDB e PRB

As Executivas Municipais do PMDB, ao qual filiou-se o vereador Claudio Coronel, e do PRB, tido inicialmente como novo destino do ex-petebista, participam juntas das conversações com outros partidos sobre as eleições. Esta semana, reúnem-se com o PP.

Aprovação

Dificilmente haverá um revés na segunda votação da Emenda proposta à LOM para aumento do número de vagas no Legislativo de 15 para 17. Na primeira votação, apenas três vereadores foram contrários à proposta e não houve maiores repercussões. A nova votação na tarde de hoje deve confirmar a posição dos vereadores e aumentar a possibilidade de participação popular no processo. Resta a discussão sobre o repasse.

Transporte

O vereador Lídio Melado Mendes, do PTB, propôs na Câmara Municipal um operação de “caça ao secretário” para mostrar-lhe a situação da iluminação nas ruas da cidade. Disse que já não adianta fazer pedidos à Prefeitura para que conserte problemas nas vilas. “É inútil, não adianta. E o secretário diz que as novas luminárias estão chegando. Deve ser no lombo de uma tartaruga”, acusou.

Para o fim da fila

Rosane Biazus cumprimentou Carine pela iniciativa do projeto


A vereadora Carine Frassoni, do PMDB, continua colhendo frutos da formalização de proposta para que, futuramente, as representações ligadas à Prefeitura somente participem do final dos desfiles cívicos em Livramento. Na parada de 7 de Setembro, representantes do Executivo acabaram provocando um retardamento significativo na participação dos estudantes, o que causou indignação. Rapidamente, Carine apresentou projeto para impedir que isso volte a ocorrer, e marcou pontos principalmente com pais de alunos.  Um exemplo foi Rosane Biazus, moradora do Prado, que foi até a Câmara cumprimentar a vereadora pela iniciativa. No último dia 7, Rosane se manifestou indignada na imprensa local e diretamente à comissão organizadora, pois acompanhava crianças que tiveram que aguardar mais de 3 horas para ingressar no desfile. Pelo projeto de Carine, os representantes de orgãos públicos, em especial da Prefeitura, obrigatoriamente encerrarão o desfile.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.