Sábado e Domingo, 17 e 18 de Maio de 2014

Parceria na Cave

A Associação de Produtores de Vinhos Finos está disposta a formar uma parceria com empresa interessada na exploração da “Cave de Vinhos” que a entidade mantém no Largo Hugolino Andrade. O espaço está localizado no ponto de maior circulação de turistas da fronteira e desperta grande interesse do público em geral.

Assédio

Já a caminho de um novo futuro, o ex-presidente da Executiva Municipal do PTB e ex-candidato do partido à Prefeitura de Livramento, Solimar “Ico” Charopen, foi sondado por pelo menos três outros partidos, com convites para filiação. Deve, contudo, confirmar a entrada no PDT, partido onde iniciou sua carreira política.

Erva

Os impactos do que se está convencionando chamar de “narcoturismo” na Fronteira Livramento-Rivera, como consequência da regularização da produção e consumo da maconha no Uruguai, vai ser tema de um amplo debate marcado para a próxima terça, 20, às 18h30min, na Sala do Rotary no Verde Plaza.

Alívio material

O vereador do PMDB Hanney Cid Har Cavalheiro fez questão de fazer uma visita ao hospital Santa Casa de Misericórdia para conferir de perto a chegada do conjunto de equipamentos que compõem o chamado Arco Cirúrgico, pelo qual a comunidade santanense lutou durante vários meses. Recebido pelo diretor-administrativo Adolfo Ferreira, Hanney se disse “aliviado” com a chegada do equipamento, já que Livramento chegou a perder a verba inicialmente destinada para a aquisição do arco, entre 2012 e 2013, em razão da demora do processo de licitação. Foi Hanney quem fez o alerta sobre o risco da necessidade de devolução do dinheiro e provocou a mobilização de vereadores e do Poder Público para garantir a compra do equipamento. Após muitas idas e vindas em razão de entraves burocráticos, o Município finalmente conseguiu comprar o arco, que já foi entregue ao hospital santanense.

Bê-a-bá dos novos direitos

 

As antigas e principalmente as novas conquistas das empregadas domésticas no Brasil, em termos de relações trabalhistas com as patroas e patrões nas residências de todo o País, vão estar consignadas em uma nova cartilha de circulação nacional produzida pelo Governo Federal, para tirar as dúvidas de quem ainda resiste no cumprimento da legislação que garante às “secretárias do lar”, como chamam alguns, os direitos dados a todos os demais trabalhadores. A nova cartilha foi apresentada durante uma audiência pública realizada em Brasília, em homenagem ao Dia Nacional das Domésticas. O encontro foi proposto pela deputada federal Benedita da Silva, que trajou em Plenário um uniforme de empregada doméstica. Tudo faz parte de uma ação nacional pela redução da informalidade, através do diálogo social, conforme explica a santanense Carmem Pereira, integrante do Sindicato das Domésticas do Rio Grande do Sul, que participou do encontro acompanhada pela colega  de sindicato Ernestina Pereira. Dona Carmem tem conquistado cada vez mais espaço na luta pelos direitos das domésticas e aproveitou para conversar longamente com a deputada sobre os anseios da categoria.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.