Sábado e Domingo, 24 e 25 de Maio de 2014

Exemplo gaúcho para a China

O ex-prefeito santanense ElifasSimas, que preside a Companhia Riograndense de Mineração-CRM,foi o anfitrião de uma comitiva do ChineseDevelopmentBank-CDB, da China, que participou da Semana da Cunha no Rio Grande do Sul. Durante a visita a campo, os executivos chineses conheceram, na Mina de Candiota, uma tecnologia de beneficiamento a seco do carvão, importada pela CRM da Alemanha. O grupo foi formado pelo chefe da representação do CDB no Brasil, ZhouWeidong, e o executivo Wang Zhu, acompanhados do titular da Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS (Seinfra), João Victor Domingues, do presidente do Badesul Marcelo Lopes e do diretor-geral da Seinfra, Alexandre Stolte.Elifas, que neste final de semana estará no Rio de Janeiro participando do “Fórum de Geração Termelétrica: Cenários”, fez uma detalhada apresentação da potencialidadeenergética do carvão, especialmente em relação às tecnologias disponíveis, muitas delas estimuladas e desenvolvidas pela própria CRM. No Rio de Janeiro, neste final de semana, Elifas participará do debate “Suprimento dos Combustíveis: Disponibilidade, Viabilidade e Competitividade”, abordando o tema “Potencial de Uso do Carvão Mineral na Segurança Energética Nacional”.

Agenda
O grupo representante das universidades locais que vem articulando a implantação de uma agenda estratégica para o desenvolvimento de Sant`Ana do Livramento, deve se reunir com representantes de diferentes setores da sociedade santanense nesta próxima semana. Por enquanto, os professores universitários querem ouvir da comunidade uma resposta: se realmente Livramento quer discutir uma agenda de desenvolvimento e se as entidades e órgãos locais aceitam se envolver no processo.

Formação
A Unipampa confirmou o calendário de seminários que promoverá em julho e agosto, visando a formação dos servidores docentes e técnicos administrativos da instituição que ainda não participaram dessa etapa de ingresso, independentemente do período de admissão. Neste ano, visando à economia dos recursos públicos e também para atender melhor as especificidades de cada campus, o evento será realizado em cada campus da UNIPAMPA. Em Livramento, o seminário será realizado no dia 29 de julho.

Radiografia
O Seminário oportunizará aos novos servidores conhecer detalhadamente a universidade, abordando temas como o Projeto Desenvolvimento Institucional 2014-2018; legislação e carreira dos docentes e técnico-administrativos em Educação, e Ética e Código de Ética no Serviço Público. Haverá ainda espaço para a interação entre docentes e técnicos, acompanhado de discussões sobre assuntos comuns e pertinentes às duas categorias e discussão sobre os interesses específicos de cada categoria.

Eólica
Vai ser um retrato verdadeiro do impacto da chegada dos parques eólicos sobre a comunidade santanense, o próximo livro elaborado com o suporte da empresa de energia eólica local. O jornalista Cleber Dione Tentardine, responsável pelos textos da obra, que se chamará “A Revolução Eólica”, já está recolhendo depoimentos de lideranças políticas, empresariais, sindicais, comunitárias, enfim além de moradores e produtores da região do Cerro Chato e cercanias, onde foram instalados os primeiros parque eólicos locais. A emoção da comunidade santanense ficará imortalizada na obra.

Falta pano
Resolve num lado, estraga do outro… A Prefeitura ainda vai ter que pensar numa solução para o ponto de táxi localizado no Largo Hugolino Andrade. Em função da realocação dos camelôs no terreno ao lado do antigo cine Internacional, a banca de revistas instalada no local foi deslocada para a calçada, junto ao meio-fio, onde antes ficava parte dos táxis. Também foi criada uma vaga para deficientes e, em breve, será delimitado espaço para a viatura da BM. Os táxis perderam, com isso, cerca de 5 vagas. São 14 veículos no ponto, mas só tem espaço, agora, para 9. Para constar: assim como os camelôs, há taxistas que tiram dali o sustento de suas famílias há mais de 30 anos.

Há vaga
Está marcado para o próximo dia 29, a realização do terceiro e derradeiro pregão eletrônico visando a contratação de mão de obra para a construção do ginásio poliesportivo da escola estadual Nossa Senhora do Livramento, no Armour. Será o desfecho da luta que vem sendo desenvolvida quase que com desespero, pela diretora da escola, Mari Zart, e pelos demais integrantes daquela comunidade escolar, incluindo alunos, pais, professores e funcionários. O dinheiro para a construção do ginásio já está disponível, através de uma emenda parlamentar do deputado Afonso Hamm, do PP, mas até agora não se conseguiu uma construtora ou empreiteira para desenvolver o projeto. O pior é que, caso mais um vez, não apareça nenhum interessado, o dinheiro vai acabar voltando para os cofres da União – e Livramento vai perder mais um grande investimento.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.