Uruguai anuncia que horário de verão começa no domingo

Com a mudança de horário no país vizinho, duas semanas antes do Brasil, o caos toma conta de algumas famílias fronteiriças

O Uruguai antecipará 60 minutos em seu horário oficial, neste domingo, 6. A medida é tomada para aproveitar melhor a luz do dia nos meses do verão, a fim de economizar energia. O novo horário, que deve ser mantido até o mês de março, é bom para uns, mas ruim para outros. Pessoas que trabalham em um país e moram em outro, ou moram no Brasil e têm filhos que estudam no Uruguai, e vice-versa, dizem que passam verdadeiros transtornos com a mudança em apenas um países.

Segundo Gabriele Araujo, 22 anos, fica muito complicado para quem mora em Livramento, já que as cidades são praticamente uma só. “A Fronteira mais irmã do mundo não fica assim, tão irmã, com essa diferença nos horários”, ressaltou. Ela ainda destacou que nunca havia prestado atenção no caos que gera o horário de verão aqui na Fronteira, no entanto, este ano, sua filha Elena Cury, de 2 anos, passou a estudar em um colégio de Rivera, e foi então que ela se deparou com um problema. “Agora, muda tudo, muda o ritmo de quem trabalha, das lojas, das escolas. Nossa! Não acredito que eu nunca tinha percebido isso”, enfatizou.

Para Carine Prado, 36 anos, a situação também se complica, já que da mesma forma que Gabriele, tem uma filha, Carolina Prado, de 2 anos, que também estuda em Rivera. Ela destacou que gostaria muito que as duas cidades entrassem em comum acordo, e começassem o horário de verão no mesmo dia, assim não prejudicariam ninguém. “Passamos por esse problema duas vezes no mesmo ano: primeiro quando começa o horário de verão no Uruguai, e depois quando termina, quando a situação se repete, pois o Uruguai entra no horário de inverno primeiro que o Brasil”, desabafou.

Outra santanense que está preocupada com a situação é a vendedora Grazielli Ribeiro Rodrigues, que trabalha ao lado do Barão Free Shop, em Rivera. Ela disse que atende muitos brasileiros e que as pessoas não gostam muito da ideia dessa disfunção nos dois horários (brasileiro e uruguaio). “Deveria haver um acordo entre as duas cidades, Livramento e Rivera, em relação ao horário de verão”, finalizou.

A adoção do horário de verão no Uruguai começou em 2006, após um decreto assinado pelo presidente Tabaré Vázquez (2005-2010), que foi mantido pelo atual líder, José Mujica.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.