Horário brasileiro de verão entra em vigor no domingo

A partir da meia-noite, santanenses devem adiantar seus relógios em uma hora, entrando em sintonia com o horário de Rivera

Coordenador operacional AES SUL, Robert dos Santos

O horário brasileiro de verão 2013/2014 entra em vigor no próximo domingo, 20. A partir da zero hora, a população santanense e moradores da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm de adiantar os relógios em uma hora. Em 16 de fevereiro de 2014, os relógios voltam a ser atrasados em uma hora, com o fim do horário de verão.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a estimativa é que neste ano a economia proporcionada pelo horário de verão chegue a R$ 400 milhões, relativos ao acionamento de térmicas. O objetivo principal é a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional durante o horário de ponta, das 19h às 22h. Isso é possível porque a energia elétrica passa a ser utilizada mais tarde, evitando a coincidência de maior uso com o consumo existente ao longo do dia pelo comércio e pela indústria, cujo total reduz após as 18h.

Conforme estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), é esperada uma redução aproximada de 4,5% de demanda durante o horário de ponta no Rio Grande do Sul, cerca de 270 megawatts (MW). A aplicação do horário de verão na área de concessão da AES Sul – Distribuidora Gaúcha de Energia, que atende 118 municípios, também representará uma redução de aproximadamente 4,5% na demanda, com economia de 90 MW.

“Diante dessa projeção, verifica-se que a adoção do horário de verão traz benefícios para a operação do sistema, principalmente devido à redução de demanda durante o horário de ponta”, avaliou o coordenador operacional da AES SUL regional, Robert dos Santos. 

População avalia a mudança

“Não faz diferença na minha vida, agora se o país acredita que há real economia, e se é para o bem de todos, então vamos nos acostumar com o horário de verão”, avaliou Carlos Beituni, de 74 anos.

 

 

 

Eucira Toledo, de 66 anos, declarou: “Não gosto do horário de verão. As noites ficam muito curtas e o dia muito, muito longo. Me sinto muito cansada nesta época, a sensação é de que durmo menos”.

 

 

 

 

 

Jéssica Celina, de 21 anos, observou: “O horário de verão é maravilhoso, com os dias mais longos aproveitamos mais”. 

 

 

 

Curiosidade do Horário de Verão
A medida foi instituída pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Ela é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol, quando a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas. Também no fim do ano há um aumento na demanda por energia, resultante do calor e do crescimento da produção industrial devido ao Natal.

Fusos Horários
Com a mudança de horário, os fusos do Brasil se organizam da seguinte forma, em relação ao horário da capital do País:
* 2h: os estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia ficam duas horas atrás do horário de Brasília;
* 1h: os estados do Nordeste (inclusive Bahia), Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul continuam com uma hora a menos do que o horário da capital federal;
* 0h: as regiões Sul e Sudeste, mais o estado de Goiás, adotam a mesma hora de Brasília durante o horário de verão.

Formas de reduzir o consumo de energia elétrica
Ar condicionado: depois de ligá-lo, mantenha portas e janelas fechadas para acumular o ar frio, evitando deixar o aparelho ligado durante toda a noite.
Ferro elétrico: evite o liga-desliga. Acumule as roupas para passar e ligue o ferro uma vez só.
Geladeira: revise as borrachas de vedação. É simples, basta passar uma folha de papel entre a borracha e a estrutura da geladeira. Se a folha deslizar, é porque existe folga e a borracha precisa ser trocada.
Chuveiro: reduza os banhos demorados e mantenha a chave na posição verão.

Comodidade
No site da AES SUL, o cliente pode se informar sobre o seu consumo de energia elétrica, através do cálculo de energia online, assinalando os eletrodomésticos e equipamentos que utiliza, indicando a frequência que cada um permanece ligado. Basta acessar o site www.aessul.com.br.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.