Horário de verão termina neste sábado

Brasileiros deverão atrasar uma hora nos relógios

Na madrugada deste sábado, dia 15 para domingo, dia 16, os brasileiros das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal, deverão atrasar seus relógios em uma hora. Isto porque, encerra o período do horário de verão que iniciou no dia 20 de outubro de 2013. O real objetivo do horário de verão é a economia de energia, pois no período de calor, há maior distribuição de energia entre as 18h e 20h. E em Rivera, os vizinhos uruguaios permanecerão com o horário de verão até o dia 9 de março.

A reportagem do jornal A Plateia, foi às ruas de Livramento e Rivera, para saber o que os fronteiriços acham do término do horário de verão. As respostas foram diversas e, principalmente os santanenses e trabalhadores da cidade vizinha, preferem o horário normal.

ENQUETE: Você prefere o horário normal ou o horário de verão?

Horário Normal:

Antonio Santo, aposentado: “Prefiro o horário normal, pois temos mais tempo para fazer as coisas”.

 

 

 

 

Mara Oliveira, aposentada: “Prefiro o horário normal. Pois no verão, dormimos tarde demais e temos que levantar cedo, e assim, ficamos com sono todo o dia”.

 

 

 

 

 

Geni Jorgez, dona de casa: “Prefiro o horário normal, pois há muitas coisas para fazer, então, tenho mais tempo”.

 

 

 

Horário de Verão:

Renata Vargas, dona de casa: “Prefiro o horário de verão, acho melhor que o horário de inverno”.

 

 

 

 

Ricardo Diaz, eletricista: “Gosto mais do horário de verão, para trabalhar”.

 

 

 

Gostam dos dois horários:

Aires Cardoso, aposentado: “Qualquer um dos dois é bom, apesar da mudança que nos primeiros dias é sempre difícil”.

 

 

 

 

Sérgio Foriscahi, vendedor artesanal: “Não tem muita diferença, pois temos que levantar cedo para trabalhar, em qualquer um dos horários”.

 

 

 

Depoimento

A professora, mãe e esposa Virginia Solana, trabalha em Rivera e mora em Sant’Ana do Livramento. Em entrevista ao jornal A Plateia ela relatou que boa parte dos fronteiriços enfrenta no dia a dia, enquanto os horários das cidades estão diferenciados: “Quando fica uma diferença assim, é bom, pois quando saio do trabalho lá, ainda tenho uma hora a mais para aproveitar aqui. Mas também quando saio daqui para trabalhar, parece que sou a única que trabalha, é legal nesse sentido. Porém é ruim, por que ocorrem certos desencontros, com meu marido, pois ele trabalha aqui, na escola da minha filha, nesse sentido, complica um pouco. Quando vou marcar um compromisso, tenho que pensar se é no horário de Livramento ou de Rivera. No verão é mais interessante, mas eu gosto mais do horário que vai iniciar no sábado”, destacou Virginia.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.