Fronteira separada por uma hora

Brasileiros e uruguaios relatam os transtornos causados pela diferença de horário entre os dois países

Brasileiros e uruguaios ainda terão que conviver duas semanas com a diferença de horário entre os países.

Odiado por muitos e adorado por outros, todos os anos o horário de verão aparece em datas diferentes na Fronteira mais irmã do mundo. No Uruguai, os relógios foram adiantados em uma hora no último domingo (7). No entanto, no Brasil, isso só acontecerá no dia 21. Ou seja, serão duas semanas de brasileiros e uruguaios confundindo-se com “uma hora a mais” e os transtornos são ainda maiores para aqueles que residem em uma cidade, e trabalham na outra.

Gimena Lopez Parabay vive no Brasil e trabalha em um escritório no centro de Rivera. Para ela, o início do dia é mais complicado. “Eu acabo dormindo uma hora a menos, e me custa levantar mais cedo”, conta ela. No entanto, a recompensa vem no fim da tarde: “Eu saio cinco e meia do trabalho, que são as quatro e meia no Brasil. Aproveito esse tempo com meu filho”, relata Gimena.

Na casa de Silvia Saraiva, que mora no Uruguai e trabalha no Brasil a diferença ocorre nos relógios. “Temos uns relógios com o horário brasileiros e outros com o horário uruguaio, já que meu esposo trabalha no Uruguai, e meu filho e eu, no Brasil”, destaca. Apesar de notar pouca diferença na alteração de horário, Silvia está passando por problemas “técnicos”: “Agora com esse horário diferente, perco todas as caronas do meu marido, pois ele entra no trabalho às 8h, que no Brasil são 7h”, salienta. Além disso, Silvia não encontra mais sua família durante as refeições. “No almoço, por exemplo, quando eu chego do trabalho, eles já almoçaram. Isso desestrutura a rotina da família”, destaca. Para Silvia, o ideal seria que os governos municipais entrassem em um consenso e o horário mudasse na mesma data, pois evitaria muitos transtornos.

A psicóloga Cinthya López conta que sua principal dificuldade está em conciliar as consultas de seus pacientes brasileiros e uruguaios. “Os últimos horários de consultas estão mais lotados agora. Antes eu terminava os atendimentos às 20h, e agora termino às 22h”, diz Cinthya, acrescentando que a rotina se alterou completamente, deixando os dias maiores e as noites mais curtas. Para ela, o horário nos dois países deveria mudar simultaneamente, para não haver esses problemas.

O horário de verão brasileiro começará no dia 21 de outubro de 2012 e terminará no dia 17 de fevereiro de 2013. 

por VIVIANE TELLES
vivianetelles@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.