Jornalista santanense participa da Avaliação Nacional de Vinhos

Na oportunidade, Danilo Ucha degustou a bebida e informou-se sobre a safra 

Danilo Ucha traz boas notícias para Sant’Ana do Livramento

O jornalista santanense Danilo Ucha, atualmente editor, redator e proprietário do Jornal da Noite, onde publica diariamente a Coluna do Ucha, e também responsável pela coluna Painel Econômico, do Jornal do Comércio, além de autor do blog Cordeiro e Vinho, participa há vários anos da Avaliação da Safra de Vinhos, maior evento do gênero no mundo da vitivinicultura, especialmente pelo seu caráter educativo, realizado anualmente, na cidade de Bento Gonçalves. Sua participação, além de degustar os vinhos previamente selecionados pelos enólogos da Associação Brasileira de Enologia, é conversar com os produtores e os enólogos, não só para informar-se sobre a qualidade dos produtos, as dificuldades e os problemas enfrentados durante a safra, mas também colher informações para levar a seus leitores, no jornal e na internet. Confira entrevista, a seguir:

A Plateia: Qual sua impressão sobre a Avaliação Nacional de Vinhos do Brasil 2013?
Ucha: A 21ª Avaliação Nacional de Vinhos do Brasil Safra 2013 foi uma das maiores, desde sua criação, e, mais uma vez, mostrou que o vinho brasileiro vem evoluindo muito bem em qualidade. Os vinhos-base para espumante, principal, mostraram-se magníficos, o que significa que teremos espumantes muito bons este ano, e em 2014. Destaque, como sempre, para os vinhos-base da Casa Valduga e da Cave Geisse. Alguns vinhos tinto se mostraram excepcionais, e foi uma agradável surpresa a estreia de um Malbec entre os 16 vinhos representativos da safra, apresentado pela Vinícola Almaúnica.

A Plateia: Há outras novidades?
Ucha: Depois da Avaliação, no domingo, dia 29 de setembro, almocei na Vinícola Dal Pizzol, em Faria Lemos, com meus amigos Antonio e Rinaldo Dal Pizzol. Rinaldo, que é um apaixonado pelos aspectos culturais que circundam o vinho, e o criador do primeiro museu vivo de viníferas, na própria Dal Pizzol, e no qual estão plantadas mais de 400 viníferas diferentes, vindas de todo o mundo, deu-me uma notícia que interessa a Livramento. Ainda neste mês de outubro, o maior especialista em museus vivos do mundo, o espanhol Luiz Vicente Elias Pastor, virá ao Rio Grande do Sul, a convite da Dal Pizzol, para conversar sobre a formatação do Parque e Museu da Ovelha em Sant´Ana do Livramento, num projeto que unirá a retomada daquela linha férrea até Palomas e também algumas vinícolas de Livramento. Sant’Ana, como todos sabem, tem o maior rebanho ovino do País, e esta ideia do Museu da Ovelha é antiga entre os que amam a ovinocultura.

A Plateia: Qual sua relação com o vinho, e como surgiu a ideia de criar um blog específico sobre o assunto?
Ucha: Escrevo sobre vinhos há mais de 40 anos, desde que comecei minha carreira jornalística, e comecei a frequentar a região produtora no Rio Grande do Sul, inicialmente só a serra gaúcha. Hoje, felizmente, temos viníferas e vinhos na Campanha, na Fronteira Oeste, no Planalto, na Serra do Sudeste e em outras regiões. Aprendi a beber vinho com meus ancestrais espanhóis que importavam vinho da Espanha nas antigas bordalesas. A relação com os cordeiros vem de minha infância no São Diogo, interior de Livramento, onde a família criava ovelhas e fui me interessando pela criação e pela culinária. Dai, nasceram dois ou três livros sobre cordeiros e o Blog Cordeiro e Vinho.

A Plateia: Há eventos da área agendados para breve?
Ucha: Não há um dia sequer sem um evento sobre vinho. Felizmente, o brasileiro está descobrindo a qualidade do vinho brasileiro e abandonando aquela ideia idiota de que “só o importado é bom”. Nossos espumantes já rivalizam com os melhores champanhas franceses, e temos alguns tintos de excepcional qualidade. Agora mesmo, está começando, em Garibaldi, a Festa Nacional do Champanha, onde eu teria que ser jurado para escolha do Melhor Espumante do Brasil, mas não poderei ir, porque tenho compromisso em São Gabriel, onde serei homenageado na 79ª Exposição Feira Agropecuária, como apoiador do agronegócio brasileiro. Será dia 18, em São Gabriel, e meus amigos santanenses estão convidados, pois, certamente, teremos um bom vinho tinto da Campanha e uma boa carne de cordeiro.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.